3
1

Nove mil crianças foram vítimas de violência em Angola

Ao todo, 9.683 crianças, em todo o país, foram vítimas de violência por parte dos tutores, de Janeiro a Outubro de 2019, e foram, primeiro, encaminhadas a centros de acolhimento.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

A informação foi avançada, esta semana, ao Jornal de Angola, pela titular da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Faustina Alves, à margem do 3º Conselho Consultivo do Ministério, que decorre sob o lema “Acção social factor de desenvolvimento das comunidades”. 

No certame que analisou o grau de cumprimento das recomendações saídas do 2º Conselho, as metas do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), bem como todas as acções traçadas para o presente ano, a responsável disse que as referidas crianças eram, posteriormente, depois de acolhidas nos centros, inseridas novamente no seio familiar.

Neste sentido, sem avançar dados comparativos em igual período do ano passado, Faustina Alves referiu que, no âmbito do programa de protecção e promoção dos direitos da criança, foram realizadas várias acções ligadas ao combate dos vários tipos de violência e a todos os actos que impedem o seu desenvolvimento integral, com realce para a melhoria do sistema e meios de protecção da criança.

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher do MASFAMU, disse que se encontram em funcionamento, nas comunidades, 235 redes de protecção dos direitos da criança. Reconheceu, no entanto, que, não obstante as metas acima alcançadas, o Ministério ainda se depara com alguns desafios, no concernente ao melhoramento dos mecanismos de atendimento e respostas às situações que põem em causa o bem-estar da criança. 

Em relação ao programa de promoção de género foram capacitadas 1.047 parteiras tradicionais.

7