3
1
PATROCINADO

Novo Aeroporto Internacional de Luanda entre os 10 melhores de África

Sebastião Garricha
19/4/2024
1
2
Foto:
DR

O ranking é liderado pelo Aeroporto Internacional King Shaka, na África do Sul, que possui uma área total de 102.000 metros quadrados e capacidade para receber 7,5 milhões de passageiros por ano.

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), batizado com o nome do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, entra na lista dos 10 melhores aeroportos de África em 2024, de acordo com relatório da Skytrax, uma organização reconhecida internacionalmente que avalia companhias aéreas em todo o mundo.

Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, pelo Presidente da República, João Lourenço, o NAIL, que resulta de um investimento de 2,8 bilhões de dólares, ocupa a décima posição do ranking proposto pela Skytrax, seguindo de perto o Aeroporto de Rabat, situado em Salé, Marrocos, que serve tanto como aeroporto civil como militar, atendendo às necessidades de Rabat, a capital, bem como de toda a região.

O ranking é liderado pelo Aeroporto Internacional King Shaka, na África do Sul. De acordo com o relatório da Skytrax, o King Shaka possui uma área total de 102.000 metros quadrados (1.100.000 pés quadrados), com capacidade para receber 7,5 milhões de passageiros por ano.

A lista segue com o Aeroporto Internacional de Marrakech, localizado em Marrocos, que saltou da sexta (no ranking de 2023) para a segunda posição do ranking. Projectados para receber 2.500.000 passageiros por ano, o ‘gigante’ de Marrocos é seguido pelo Aeroporto Internacional de Kigali (Ruanda), anteriormente conhecido como Aeroporto Internacional Gregoire Kayibanda. 

O ‘gigante’ de Kigali possui instalações e infraestrutura modernas, incluindo um único terminal equipado para receber aeronaves de vários tamanhos, com capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano. Aliás, é, também, de importância regional, servindo cidades congolesas, do Burundi e do Uganda. 

Na quarta posição, segundo o relatório da Skytrax, segue o Aeroporto de Port Elizabeth (África do Sul), que oferece voos para Joanesburgo, Bloemfontein, Durban, Cidade do Cabo e Leste de Londres. e movimenta actualmente mais de 1,2 milhões de passageiros por ano, mais de 60 000 voos regulares e mais de 800 toneladas de carga.

A lista segue com o Aeroporto Internacional Bram Fischer, na África do Sul, que oferece uma operação aeroportuária de classe mundial que atende mais de 300.000 passageiros e 17.000 movimentos de tráfego aéreo por ano.

O Aeroporto de East London (ELS), também na África do Sul, que recebe entre 20 e 30 voos diários e traz 946 mil pessoas ao leste de Londres todos os anos, ocupa a sexta posição, seguido pelo Aeroporto Internacional de Entebbe (Uganda), localizado no equador, na latitude 00.020 Norte e longitude 320 Leste.

Na oitava posição, segundo o ranking da Skytrax, está o Aeroporto Internacional Antananarivo Ivato (Madagascar), que possui dois terminais principais: um terminal para voos domésticos e um terminal para voos internacionais.