3
1
PATROCINADO

O desenvolvimento de talentos coloca a DStv Angola no mapa

EdicenterLab
21/11/2023
1
2
Foto:
DR

“Enriching lives” é muito mais do que um slogan para a DStv Angola.

“Enriching lives” é muito mais do que um slogan para a DStv Angola; é a Estrela Guia que nos últimos 25 anos tem direccionado todas as interacções da marca com a equipa e a comunidade em geral, apostando no desenvolvimento de talentos e na formação de quadros, sejam eles colaboradores directos our indirectos.

Marco Carvalho, Director de RH da DStv Angola, revela que a DStv cultiva uma cultura que valoriza a aprendizagem e o desenvolvimento da liderança através da melhoria contínua, inovação e desenvolvimento pessoal. “A MultiChoice Academy, por exemplo, é uma plataforma online que disponibiliza formação de parceiros especializados, como a Harvard Business Publishing e a Udemy, que permite aos colaboradores personalizarem a sua formação de acordo com as suas necessidades”, explica.

Os programas de desenvolvimento de liderança, por sua vez, disponibilizam orientação aos líderes emergentes, melhorando as suas competências e a capacidade de ultrapassar desafios. A exposição multifuncional ajuda-os a ganhar experiência relevante, e proporciona uma visão holística da organização. Para além disso, o #WeSeeYou, um programa de reconhecimento para toda a empresa, permite que os funcionários reconheçam os colegas por esforços individuais ou trabalho de equipa excepcionais.

“Tudo isto se insere numa cultura de inclusão e colaboração que incentiva os profissionais de diferentes origens culturais a trabalharem em conjunto, promovendo a aprendizagem intercultural, a inovação e uma compreensão mais profunda das diversas perspectivas”, acrescenta Sibongile Ngwenya, Directora Executiva de Capital Humano do Grupo MultiChoice. E é por isso que a DStv Angola é considerada uma “plataforma de lançamento de talentos” catapultando os funcionários para novos patamares dentro da empresa. O sucesso desta abordagem é evidente na nomeação do primeiro Diretor-Geral angolano da empresa, Marcus Valdez. Depois de entrar na empresa em 2016 como Gestor de TI, Valdez abraçou, passado um ano, o desafio de gerir o Departamento de Operações e, pouco tempo depois, assumiu o cargo de Diretor de Operações e Atendimento ao Cliente, abrangendo 24 agências, em 16 províncias.

“Durante a pandemia, o Marcus tomou a iniciativa e respondeu como um verdadeiro líder, colocando a segurança das pessoas em primeiro lugar e assegurando que o trabalho remoto não afectasse negativamente os resultados operacionais”, explica Bongi, acrescentando que o seu nome já fazia parte dos planos de sucessão da empresa, pelo que a sua promoção a MD foi natural. Outro exemplo bem sucedido do desenvolvimento de talentos é Cátia Teixeira, a antiga directora de RH em Angola que, através de coaching, mentoring e experiência inter-regional, se tornou Directora de RH para toda a Região Sul da MultiChoice África, em menos de dois anos na função.

A empresa também se destaca no seio do Grupo MultiChoice, tudo porque desenvolveu uma série de inovações, que se tornaram referências para outros mercados africanos. Os exemplos incluem as recargas e as opções de pagamento por WhatsApp, dois grandes (e únicos) desenvolvimentos para facilitar o pagamento em Angola. Os responsáveis por estes projectos são os angolanos Augusto Zinho e Leandro Marques, respectivamente. Zinho ganhou o prémio de Funcionário do Ano da MultiChoice África pelos seus esforços e afirma: “É com grande orgulho que vemos as necessidades específicas do mercado angolano serem reconhecidas e adoptadas por outras empresas do Grupo”.

A nível da comunidade, a DStv estabelece parcerias com estes fornecedores, para que possam crescer a par das suas próprias operações. “Fomos a primeira empresa do Grupo MultiChoice a subcontratar o call center a uma empresa local e a investir no desenvolvimento de competências para criar talentos no mercado. Isto ajudou a empresa a expandir-se internacionalmente, apenas quatro anos mais tarde, e a abrir escritórios para apoiar a operação em Moçambique”, diz Marco Carvalho. Os investimentos da DStv Angola no desenvolvimento de talentos, não só capacitam as comunidades locais e a economia angolana, como também desempenham um papel vital na construção da principal plataforma de entretenimento e serviços de África.