3
1

O Executivo prevê ligeira recuperação económica ainda este ano

As projecções macroeconómicas indicam que a economia angolana registará uma ligeira recuperação de 0,2%, ainda este ano, antes mesmo de acelerar o crescimento 2,4% em 2022.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

De acordo com as projecções apresentadas na proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE 2022), em 2021, o Produto Interno Produto (PIB) real deverá apresentar uma ligeira recuperação prevendo-se uma taxa de crescimento real positivo de 0,2%.

Para o ano de 2022, como se pode aferir no seu Relatório de Fundamentação, no capítulo sobre as “Projecções Macroeconómicas e Fiscais para 2022”, as projecções sinalizam que a economia nacional “retomará a trajectória de crescimento, esperando-se uma recuperação significativa com uma taxa de crescimento do PIB real de 2,4%”.

Aprovado na generalidade, na terça-feira, 9, com 126 votos a favor, 36 contra (da UNITA) e seis abstenções, o OGE indica ainda que o crescimento real do PIB de 2,4% previsto para o ano de 2022 resulta dos contributos positivos tanto do PIB petrolífero, como do PIB não petrolífero.

No entanto, no Relatório de Fundamentação, o Executivo informa que o sector petrolífero, incluindo a produção petrolífera e a produção de gás, vem registando quebras sucessivas nos últimos anos.

Neste sentido, para 2022, é esperado um crescimento real de 1,6% para o sector petrolífero (incluindo gás) enquanto para o sector não petrolífero as projecções indicam um crescimento de 3,1%.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado