3
1
PATROCINADO

OPEP+ fixa 1,3 milhões de bpd para Angola em Dezembro

Redacção_E&M
5/11/2021
1
2
Foto:
DR

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e não OPEP decidiram, esta semana, manter os planos de aumentar a produção de petróleo em 400 mil barris por dia a partir de Dezembro.

Para Dezembro deste ano, fixou a organização, Angola poderá produzir até 1,3 milhões de barris dia, conforme a tabela de produção para o mês em referência, publicada pela OPEP +, após a 22ª reunião ministerial, citada pela Angop.

Angola regista, actualmente, declínio na sua produção, estando a rondar os 1,1 milhões de barris por dia, uma quantidade que poderá aumentar caso se comece a operar os novos campos marginais.

Por altura do discurso à Nação, o Presidente da República, João Lourenço disse estar-se a trabalhar para reverter a tendência decrescente do sector petrolífero, através da aplicação célere da nova legislação aprovada no domínio do Petróleo e Gás.

Segundo a Angop, entre outros pressupostos, a reversão do decréscimo do crude vai passar, ainda, pelo aumento das taxas de recuperação dos campos de produção e do relançamento da exploração petrolífera em geral, segundo o Executivo angolano.

De acordo com a agência nacional de notícias, acelerar a produção de gás natural não associado e utilizar a produção do gás associado, para fornecimento a Angola Gás Natural Liquefeito (LNG) são outros pontos avançados pelo Presidente da República para se atingir esse desiderato.

Na reunião desta quinta-feira, a OPEP e os não OPEP reafirmaram a decisão tomada na 10ª Reunião Ministerial da organização e parceiros, de 12 de Abril de 2020, incluindo a outras subsequentes, como a 19ª Reunião Ministerial, realizada a 18 de Julho 2021.

Deste modo, escreve a Angop, a Organização decidiu manter a actual estratégia de produção, que passa pelo prolongamento do acordo estabelecido em Agosto passado, ou seja, de aumentos mensais de 400 mil barris por dia (bpd).

Na sequência, o Grupo reitera a importância crítica de aderir à conformidade total e ao mecanismo de compensação, aproveitando a extensão do período de compensação até ao final de Dezembro de 2021.

De acordo com a organização, os planos devem ser apresentados de acordo com a declaração do dia 15, saída da Reunião Ministerial da OPEP e não OPEP.

A 23ª Reunião Ministerial da OPEP e não OPEP vai decorrer no dia 02 Dezembro próximo. Angola, preside a presidência da Conferência da OPEP, posto representado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.