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PATROCINADO

Plataforma digital promove arte africana num mercado avaliado em 60 mil milhões USD

Cláudio Gomes
14/3/2022
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Foto:
DR

A Afrikanizm Art Platform é a primeira startup criada para promover a arte contemporânea africana nos maiores mercados do mundo. Actualmente, estão a ser promovidas 255 peças de artes plástica.

Além da promoção das obras online, a plataforma angolana realizará eventos presenciais como exposições colectivas e individuais, visando aproximar, cada vez mais, artistas plásticos, instituições, fundações e coleccionadores privados, informa uma nota recepcionada hoje, segunda-feira, 14, pela Economia & Mercado.

Para facilitar a distribuição das produções artísticas promovidas e vendidas online, através da referida plataforma, a DHL, empresa de entregas e gestão logística, assinou um contrato de parceria em Janeiro deste ano.

De acordo com o documento, a parceria permitirá a distribuição de peças de artistas de ascendência africana nos mercados como os Estados Unidos da América, Inglaterra, França e Itália, avaliados em mais de 62 mil milhões de dólares.

“A DHL identificou-se com o nosso propósito, acreditou em nós e arregaçou as mangas ao nosso lado para torná-lo possível. Este é um marco muito importante para a Afrikanizm Art Platform”, sublinhou a co-fundadora da Afrikanizm Art Platform, Laura Leal.

Fundada em Agosto de 2021, a plataforma vai contribuir para o reconhecimento e valorização da arte contemporânea africana, assegurando oportunidades de negócios, conforme pode-se ler na nota. Actualmente, lê-se, estão a ser promovidos trabalhos de 30 artistas plásticos angolanos, sul africanos, nigerianos e burkinabes.

“Conseguimos realizar a primeira parte do nosso sonho, o de levar o trabalho dos nossos artistas plásticos e a arte africana, enquanto marca global, aos continentes americano e europeu”, disse o fundador da Afrikanizm Art Platform, João Boavida.

O negócio de arte online representa ainda uma pequena fatia do volume do mercado global, tendo, no entanto, vindo a apresentar um franco crescimento, com os dois maiores players de e-commerce a apresentar, em conjunto, uma facturação de mais de 200 milhões de dólares americanos em 2020, o que revela o forte potencial desta área de negócio.