Além da promoção das obras online, a plataforma angolana realizará eventos presenciais como exposições colectivas e individuais, visando aproximar, cada vez mais, artistas plásticos, instituições, fundações e coleccionadores privados, informa uma nota recepcionada hoje, segunda-feira, 14, pela Economia & Mercado.
Para facilitar a distribuição das produções artísticas promovidas e vendidas online, através da referida plataforma, a DHL, empresa de entregas e gestão logística, assinou um contrato de parceria em Janeiro deste ano.
De acordo com o documento, a parceria permitirá a distribuição de peças de artistas de ascendência africana nos mercados como os Estados Unidos da América, Inglaterra, França e Itália, avaliados em mais de 62 mil milhões de dólares.
“A DHL identificou-se com o nosso propósito, acreditou em nós e arregaçou as mangas ao nosso lado para torná-lo possível. Este é um marco muito importante para a Afrikanizm Art Platform”, sublinhou a co-fundadora da Afrikanizm Art Platform, Laura Leal.
Fundada em Agosto de 2021, a plataforma vai contribuir para o reconhecimento e valorização da arte contemporânea africana, assegurando oportunidades de negócios, conforme pode-se ler na nota. Actualmente, lê-se, estão a ser promovidos trabalhos de 30 artistas plásticos angolanos, sul africanos, nigerianos e burkinabes.
“Conseguimos realizar a primeira parte do nosso sonho, o de levar o trabalho dos nossos artistas plásticos e a arte africana, enquanto marca global, aos continentes americano e europeu”, disse o fundador da Afrikanizm Art Platform, João Boavida.
O negócio de arte online representa ainda uma pequena fatia do volume do mercado global, tendo, no entanto, vindo a apresentar um franco crescimento, com os dois maiores players de e-commerce a apresentar, em conjunto, uma facturação de mais de 200 milhões de dólares americanos em 2020, o que revela o forte potencial desta área de negócio.