3
1
PATROCINADO

PME’s procuram a tecnologia: confiantes num futuro promissor

EdicenterLab
24/11/2023
1
2
Foto:
Cedida pela fonte e DR

É evidente que o valor da tecnologia está a ser amplamente reconhecido para promover o crescimento, aumentar a eficiência e desbloquear o potencial inexplorado.

Em 2022 deram-se grandes mudanças nas empresas, nomeadamente, nas pequenas e médias empresas (PME), que tiveram que superar vários desafios, como o declínio económico, o aumento dos custos, as perturbações na cadeia de abastecimento e, ainda, as mudanças nos mercados de trabalho. Estes custos mais elevados resultam do aumento do preço dos serviços públicos, dos salários e das matérias-primas colocando em causa a viabilidade de uma em cada cinco PME.

Apesar destes obstáculos, surgiu uma tendência notável de aumento da positividade entre as PME, comprovada pelo recente estudo global realizado pela Sage, "Small Business, Big Opportunity". Este estudo revela que 84% dos decisores das PME a nível mundial, expressaram uma grande confiança no sucesso das suas empresas, o que representa um aumento significativo, comparativamente aos 69% registados há apenas um ano. De facto, as PME de todo o mundo optam por ver os obstáculos de 2022 como transitórios e estão optimistas quanto ao futuro das suas empresas.

De onde vem esta confiança? Em primeiro lugar, pode ser atribuída aos investimentos estratégicos efectuados pelas PME em tecnologia de ponta, quer na computação, quer em equipamento de última geração como as Workstations HP Z (Firefly, Power ou Studio). Depois à impressão, onde foram formatados os retornos financeiros e maximizados, através de soluções como a HP SMART TANK e HP LASER TANK e nos melhores talentos humanos – que, por sua vez, abriram caminho para operações simplificadas, poupança de tempo e custos substancialmente reduzidos.

A escolha de um parceiro tecnológico de confiança é uma das maiores preocupações para os directores das SMB e a HP no canal em Angola apresenta um portfólio vasto de soluções tecnológicas e de suporte técnico, que abrange todas as necessidades actuais e campos de actuação.

A adopção de tecnologia é fundamental para o aumento de produtividade e adaptabilidade

É evidente que o valor da tecnologia está a ser amplamente reconhecido para promover o crescimento, aumentar a eficiência e desbloquear o potencial inexplorado. O investimento em equipamento ou tecnologia de qualidade de empresas de ponta, como a HP, surgiu como a adaptação mais eficaz para aumentar a confiança, permitindo que mais PME’s poupem tempo, ao passo que aumentam a produtividade. Além disso, os proprietários de empresas estão a reconhecer cada vez mais o valor da tecnologia, do conhecimento e das capacidades do canal, o que demonstra claras intenções de aumentar o investimento em tecnologia no ano de 2024.

Preparar o caminho para um crescimento sustentado

Ao aproveitarem o poder transformador da tecnologia, a promoverem uma cultura de colaboração, a cultivarem grandes talentos e, ainda, a investirem em programas de desenvolvimento de competências, as PME’s locais posicionam-se para um crescimento sustentável, onde podem enfrentar, com confiança, as futuras perturbações e, ainda, desempenhar um papel fundamental na condução da recuperação económica local.

As conclusões do estudo da HP mais recente, sublinham a necessidade de um apelo colectivo por parte das entidades interessadas do sector e dos organismos governamentais para as questões supraditas. O sector privado deve apoiar as PME’s, cedendo um apoio firme à sua adopção de tecnologia e promovendo a colaboração entre os intervenientes do sector. Por outro lado, os governos devem introduzir e aplicar políticas específicas, oferecer incentivos e agregar fundos para encorajar novos avanços na tecnologia.

Ao unir forças, podemos criar um ambiente que, não só promova e apoie o crescimento e o sucesso das PME, como também impulsione a recuperação económica para um futuro positivo.