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Porto de Luanda aumenta volume de negócios em 66%

O Porto de Luanda encontra-se no quarto lugar entre as instituições portuárias na África subsariana. As autoridades adiantam que o novo plano-director prevê investimentos para inverter o quadro.

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José Zangui
Fotografia
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Arquivo e DR
José Zangui

O Porto de Luanda registou um aumento de 66% no volume de negócios, em 2020, ao facturar 82.645 milhões de kwanzas, em 2020, contra os 49.731 milhões, em 2019. Os resultados líquidos também aumentaram, em 100%, ao facturar 31.574 milhões, em 2020, contra os 15.799 milhões no ano anterior.

Segundo o director de Contabilidade e Património da empresa portuária, Omar Matos, num balanço das actividades dos últimos dois anos, o aumento das receitas deveu-se, em grande parte, à gestão do Terminal Multiuso pela própria administração do Porto.

No maior Porto de Angola operam cinco terminais, nomeadamente de carga geral, concessionado pela Multiterminais; o polivalente, gerido pela Unicargas; o de contentores, concessionado pela Sogester; o de apoio à indústria petrolífera (Sonils), e o Multiuso, a ser gerido pela DP World, a partir deste ano.

Em contrapartida, o tráfego de navios registou uma queda à volta de 14%, passando de 4024 navios em 2019 para 3465 em 2020. Outra queda ocorreu na movimentação de cargas de 7.141 milhões de toneladas, em 2019, para 6.664 milhões de toneladas em 2020, uma queda de 7%, devido à pandemia da Covid-19, que limitou as actividades em todos os sectores económicos.

O director de Contabilidade de Património do Porto esclareceu que as receitas portuárias são derivadas do pagamento das concessões, percentagem da facturação arrecadada pela concessão e da taxa de utilização portuária pelos navios que atracam no cais. Em média, de acordo com o responsável, o Porto de Luanda rende, anualmente, 20 mil milhões de kwanzas de taxa de utilização. Esclareceu ainda que, regra geral, as concessões na empresa são de 20 anos, findos os quais fazem-se avaliações das metas, para se definir pela renovação do contrato ou não. Por exemplo, a Sonils, que apoia o sector petrolífero, terminou, este ano, o seu prazo de concessão, que já está a ser avaliado pelas partes. Omar Matos avançou ainda que, do valor arrecadado, em 2020, cerca de nove mil milhões Kz foram gastos em impostos e sete mil milhões entregues ao accionista.

O Porto de Luanda emprega, actualmente, 461 pessoas, contra 439 em 2019, repartidas pelos funcionários dos cinco terminais e pelo pessoal da administração.

Leia o artigo completo na edição de Março, já disponível no aplicativo E&M para Android e em login (appeconomiaemercado.com).

Port of Luanda increases its business volume by 66%

The Port of Luanda is ranked fourth among the port facilities in the Sub-Saharan Africa. The authorities indicate that the new master plan includes strong investments to change the current situation.

In 2020, the Port of Luanda recorded an increase of 66% in its business volume, with an income of 82,645 million kwanzas in that year, against 49,731 million in 2019. Its net results also increased by 100%, with an income of 31,574 million in 2020, against the 15.799 million from the previous year.

According to the Port Accounting and Asset Manager, Omar Matos, assessing the activities over the last two years, the increase in revenues was mainly due to the management of the Multipurpose Terminal by the Port Administration itself.

Five terminals operate in the largest Port of Angola: The General Cargo Terminal (concession - Multiterminais); the Multiuse Terminal, managed by Unicargas; the Containers Terminal (concession – Sogester); the Terminal to support the oil industry (Sonils); and the Multipurpose Terminal, to be managed by DP World, starting this year.

In contrast, ship traffic fell by around 14%, from 4024 ships in 2019 to 3465 in 2020. Another drop occurred in the cargo handling activity, from 7,141 million tons in 2019 to 6,664 million tons in 2020, a decrease of 7%, due to the Covid-19 pandemic, which limited the activities across all economic sectors.

The Accounting and Asset Manager clarified that the port revenues come from the payment of the concessions, percentage of the revenue collected by the concessions and the port utilization fee for ships mooring at the quayside. On average, according to the official, the Port of Luanda generates an annual income of 20 billion kwanzas from its utilization fee. He also clarified that, as a rule, the concessions in the company are granted for 20 years, upon which goal assessments are conducted to determine whether the contract will be renewed or not. For example, Sonils, which supports the oil sector, ended its concession period this year; it is now being assessed by the parties. Omar Matos also declared that, out of the amount collected in 2020, around 9 billion kwanzas were spent on taxes and 7 billion were handed over to the shareholder.

The Port of Luanda currently employs 461 people, against 439 in 2019, divided between the employees of the five terminals and the administration staff.

Read the full article in the March issue, now available on the E&M app for Android and at login (appeconomiaemercado.com).

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