3
1
PATROCINADO

PR pede diagnóstico urgente para descobrir a razão da não atracção de turistas a Angola

Victória Maviluka
1/4/2024
1
2
Foto:
DR

João Lourenço observou que “o factor guerra está ultrapassado”, que Angola promoveu um conjunto de iniciativas, mas, ainda assim, não consegue atrair turistas.

O Presidente da República, João Lourenço, apelou, hoje, 01 de Abril, ao novo ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, a fazer, com carácter prioritário, um diagnóstico para “descobrir por que razão é que, com todas as condições que tem”, Angola não consegue “ainda, verdadeiramente, atrair” turistas.

Ao discursar no Palácio Presidencial, quando conferia posse aos ministros do Turismo e da Cultura, o Titular do Poder Executivo observou que o Turismo é um “bom embaixador dos países” e um dos sectores que criam “bastante emprego”. 

“Estamos a lutar contra o desemprego, sobretudo no seio da juventude. O Turismo é um daqueles [órgãos] que podem contribuir, de forma considerável, para baixar os índices de desemprego, que, infelizmente, o País ainda vive”, afirmou.

João Lourenço deixou claro que “o factor guerra está ultrapassado já lá vão” 22 anos, que Angola promoveu a isenção de vistos a cidadãos de mais de 90 países, melhorou o ambiente de negócios, mas, “mesmo assim”, o que se constata na realidade é que “não sentimos a mudança necessária” no que diz respeito à procura de Angola como um “novo destino” turístico. 

“Sabemos que, para o sucesso do Turismo, concorrem outros departamentos ministeriais, concorrem nomeadamente os sectores dos Transportes, do Interior (portanto os serviços de Migração e Estrangeiros), da Economia, do Comércio, as próprias Autoridades locais - a nível da província, a nível do município -, a própria Cultura (...)   É um conjunto muito amplo de outras entidades, outros sectores, que, com o seu trabalho, devem convergir para que possamos garantir o sucesso do Turismo”, perspectivou. 

Por isso, o Presidente da República convidou a todos a fim de trabalharem com o novo titular do sector do Turismo para que o País possa, “finalmente, fazer uma viragem significativa” no quadro do Turismo. 

“Angola tem, efectivamente, de tudo para ter sucesso no Turismo”, reiterou João Lourenço.

Da direita à esquerda, Filipe Zau, ministro da Cultura; Márcio de Jesus Lopes Daniel, titular do Turismo; Maria da Piedade de Jesus, secretária de Estado para a Cultura, e Hélder Jonas Leonardo Marcelino, secretário de Estado para o Turismo

Na cerimónia, tomaram igualmente posse o ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, a secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, e o secretário de Estado para o Turismo, Hélder Jonas Leonardo Marcelino.