3
1
PATROCINADO

PR solicita investimento sul-coreano para Refinaria do Lobito

Fernando Baxi
30/4/2024
1
2
Foto:
DR

Angola almeja a participação e investimento da Coreia do Sul na construção da Refinaria do Lobito, adiantou João Lourenço, no Fórum Empresarial Coreia-Angola, em Seul.

O desígnio do Presidente angolano, anunciado no evento enquadrado na visita de trabalho de dois dias naquele país asiático, reside no facto de a refinaria de petróleo do Lobito ser de grande dimensão e terá "uma importante" indústria petroquímica.

João Lourenço convidou também os empresários sul-coreanos a participar dos projectos de cultivo de arroz, pois Angola tem vasta extensão de terras cultiváveis e está em curso um programa de segurança alimentar que está a mobilizar a sociedade angolana.

"O arroz é um dos produtos principais do nosso programa, pelo que vemos com muito interesse a iniciativa das autoridades sul-coreanas de apoio às nações africanas na produção deste cereal, através do projecto ‘K-Rice Belt’, partilhando conhecimento e tecnologia", disse o Chefe de Estado.

Angola, continuou, pretende, igualmente, integrar esse projecto, reconhecendo as vantagens que pode trazer ao País, não apenas no domínio da agricultura, mas, também, no alargamento das relações económicas noutros sectores.

João Lourenço transmitiu aos empresários sul-coreanos o interesse de Angola na instalação de unidades fabris de máquinas pesadas, de automóveis e de electrónica no País. A acontecer, segundo ainda as declarações do Presidente angolano, seria parte da parceria (sólida e duradoura) que se pretende construir entre as duas economias.

A aproximação com a Coreia do Sul, como se pôde depreender das declarações do Presidente da República, também contribuirá para o desenvolvimento do turismo.

"Angola tem um grande potencial turístico por explorar e desenvolver, o País carece de infra-estruturas hoteleiras para valorizar mais as atracções turísticas e beleza natural das nossas paisagens de lindas praias, lagos naturais, quedas de água dos principais rios e a rica fauna das nossas reservas ambientais e parques naturais", detalhou. 

De acordo com dados mais recentes, as trocas comerciais entre as duas economias rondam os 200 milhões USD. Angola exportou para a Coreia do Sul petróleo e importou automóveis, instrumentos electrónicos e informáticos.