3
1
PATROCINADO

PR confere posse à novos membros do Governo

Redacção_E&M
15/5/2019
1
2
Foto:
DR

João Lourenço conferiu esta semana, em Luanda, posse aos secretários de Estado da Defesa, das Águas e das Obras Públicas e pediu maior empenho e competência aos novos auxiliares do Executivo.

O Chefe de Estado deu posse a José Maria de Lima, para o cargo de secretário de Estado da Defesa, Lucrécio da Costa, secretário de Estado das Águas, e Carlos Alberto dos Santos, secretário de Estado das Obras Públicas. O Presidente da República conferiu ainda posse a quatro vice-governadores de província de Luanda e da Lunda-Sul e a dois directores-gerais adjuntos do Serviço de Informações e Segurança do Estado.

No discurso proferido durante a cerimónia de posse, João Lourenço exortou maior empenho aos novos membros do Executivo tendo como foco ultrapassar os problemas que o país ainda enfrenta. 

“Ao longo da vida já desempenharam importantes funções. Acreditamos que, mais uma vez, ao desempenharem estas novas funções, saberão colocar todo o vosso saber e competência, espírito de entrega e trabalho ao serviço da pátria”, enfatizou o Presidente da República.

O Presidente João Lourenço disse acreditar que, “se cada um no seu posto fizer bem o trabalho que lhe compete, o país vai conseguir superar os inúmeros problemas que ainda enfrenta”. 

Para João Lourenço, esta é uma das formas de fazer face às dificuldades e encontrar a chave para a satisfação das necessidades mais importantes da população. “Com trabalho, e apenas com trabalho - não digo que seja a única - alcançaremos o rumo desejado”, afirmou o Chefe de Estado.

Foram empossados Lino Quienda Mateus Sebastião, para vice-governador de Luanda para o Sector Económico, Elizabeth de Fátima Tavares Matos Rafael, para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas e Dionísio Manuel da Fonseca, para o Sector Político e Social. Cassongo João da Cruz foi empossado para o Sector Político, Social e Económico da Lunda-Sul.

Sector da Defesa e das Águas

O novo secretário de Estado das Águas, Lucrécio da Costa, disse que tem havido um conjunto de medidas de natureza técnica que decorrem em perfeita implementação.

O secretário de Estado lembrou que os últimos 15 dias de trabalho permitiram a reposição de 11 dos 15 furos de água ao redor de cidade de Ondjiva.

“A situação deve ser mitigada com estas medidas de emergência, mas está em curso um concurso público para a contratação de empreiteiros para a concretização do transvazo, que vai permitir que se leve água de locais com abundância para as zonas mais carentes”, sublinhou, Lucrécio da Costa.

O responsável indicou que, no prazo de quatro ou cinco meses, a componente do concurso público poderá estar ultrapassada.

Por outro lado, o novo secretário de Estado das Águas, disse que o sector observa melhorias nos serviços de abastecimento em quantidade e qualidade, bem como em termos de regularidade.

O político defendeu a necessidade de o país promover uma dinâmica de gestão integrada de recursos hídricos, por forma a suprir os problemas que decorrem através de soluções rápidas.

“Pretendemos contribuir para que o país tenha uma dinâmica em que seja possível uma gestão integrada dos recursos hídricos, o que deverá fazer com que os problemas hidrológicos, principalmente os extremos, como a seca, passem a constar das prioridades do sector”, realçou Lucrécio da Costa.

O responsável lembrou que com a subida das tarifas de pagamento da água, o sector tem o compromisso de assegurar a melhoria da qualidade dos serviços para que possa justificar o aumento.

Para o secretário de Estado, a gestão integrada de recursos hídricos será o ponto de ordem da missão que o sector tem pela frente. Lucrécio da Costa indicou que muitos desafios do sector passam pela melhoria da organização e da capacidade da instituição.

O secretário de Estado da Defesa Nacional, José Maria de Lima, prometeu dar o seu contributo na implementação das políticas do sector, no vector militar ligado à organização das FAA e não militar, ligado à promoção da cultura de defesa a nível da sociedade.