3
1
PATROCINADO

Privatização em Bolsa, CMC limitada a verificação dos requisitos

Ladislau Neves Francisco
13/10/2021
1
2
Foto:
DR

A poucos meses do início do processo de privatização de alguns activos por via da Bolsa, a PCA da CMC garantiu que a instituição que dirige tem papel de verificação dos requisitos das empresas.

No âmbito do processo de privatização dos activos da lista do PROPRIV, existem outras entidades que tratam das questões do mercado propriamente dito, como são o caso do IGAPE e da BODIVA, informou, à Economia & Mercado, a PCA Uini Baptista, referindo que a Comissão de Mercado de Capitais tem um papel mais de verificação de requisitos.

Aquela responsável falou ainda sobre o processo de preparação do mercado de ações em geral, que segundo a fonte, já esta a ser preparado a muito tempo, bem como de algumas iniciativas da CMC, como o Plano de Potenciação de Emitentes, que assenta na ideia de potenciar futuros player’s que venham a ser cotados.  

Neste sentido, a PCA da CMC falou também sobre o Projecto Emergentes, que consiste em pegar empresas pequenas que vão estar lá (no projecto) a crescer até poderem ser cotadas. “É um projecto mais de mentoria”, referiu. Sendo que para este projecto conta com a ajuda de duas das cinco maiores auditoras e das incubadoras de empresas.

As declarações foram avançadas a margem do evento de encerramento da Semana Mundial do Investidor que decorreu de 4 a 9 de Outubro, e teve a CMC como coordenador para África.