3
1
PATROCINADO

Produção de açúcar na Biocom cresce 8 mil toneladas este ano

José Zangui
20/5/2022
1
2
Foto:
DR

Na colheita deste ano, distribuída por uma área cultivada de 30 mil hectares, a Biocom estima produzir 128 mil toneladas de açúcar cristal branco, contra as 120 mil do ano passado.

Trata-se de um aumento de 8 mil toneladas de açúcar em relação ao ano passado fruto da área plantada e do investimento em novos equipamentos de ponta. 

A companhia de Bioenergia de Angola, Biocom prevê também produzir, 65 mil MWH de energia elétrica e 18 mil metros cúbicos de etanol neutro. Os dados foram apresentados, esta semana, em Malanje, pelo director Geral adjunto da Biocom, Luís Bagorro, durante a abertura do ano agrícola 2022, que assinalou a oitava safra, desde o início da sua actividade.

Dados oficiais indicam que, anualmente, o país consome, 300 mil toneladas de açúcar. Em 2021, a contribuição da Biocom foi de 40% e para este ano a empresa prevê contribuir com 50% das necessidades, considerando o crescimento.

A abertura do ano agrícola foi prestigiado pelo governador da província Norberto dos Santos, tendo este destacado a importância da empresa na geração de empregos e na redução das importações de açúcar do país desde 2017. 

O governante destacou ainda as acções de âmbito social que a empresa desenvolve na província, sobretudo, no município de Cacuso onde está sedeada a fábrica. 

Importa referir que, em termos de meios técnicos e humanos, o número de trabalhadores saiu de 3415, em 2021 para 3700 em 2022. A Biocom tem atualmente 510 equipamentos, entre camiões, tratores, colhedoras e um avião de desinfestação.