3
1
PATROCINADO

Profissionais de saúde do Cunene e Luanda capacitados sobre transmissão de VIH

Cláudio Gomes
30/6/2021
1
2
Foto:
DR

Na capital do país, o programa de formação para técnicos de saúde abrange 30 técnicos de 10 unidades sanitárias e decorre de 30 de Junho a 2 de Julho.

No Cunene, o projecto beneficia 25 técnicos de 10 unidades de saúde, conforme um comunicado a que a Economia & Mercado teve acesso esta semana.

Segundo o documento, o “Projecto Saúde Móvel: Nascer Livre para Brilhar” visa contribuir para a diminuição das taxas de transmissão de VIH da mãe para o filho em Angola e reforçar o conhecimento sobre o atendimento clínico adequado para a prevenção da transmissão da doença da mãe para o filho.

As formações, lê-se, representam uma das componentes do projecto implementado pela Unitel e pela Organização Não-Governamental Peaple in Need em apoio a “Campanha Nascer Livre para Brilhar”, liderada pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

No entender da gestora do projecto pela People in Need, é importante investir na formação dos profissionais de saúde para que seja feito um melhor atendimento as parturientes.

Para Elie Komba, o investimento na formação dos profissionais de saúde é a melhor forma possível de se contribuir para a redução da taxa de transmissão de VIH da mãe para o filho.

“As formações são sempre facilitadas por especialistas das instituições públicas de saúde ligados aos Programas de Saúde Reprodutiva e VIH/SIDA”, destaca citada no comunicado.

O documento informa também que além dos técnicos de saúde, o projecto também irá formar parteiras tradicionais e ADECOS (Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário), dotando estas de conhecimentos actualizados relacionados com o acompanhamento de gestantes.

Visa ainda, refere, incentivar o comparecimento às consultas pré-natais e procura pelo parto institucional, o que contribuirá para que casos de mães soropositivas possam ser detectados a tempo.

A iniciativa da Unitel e da Organização Não-Governamental Peaple in Need pretende, igualmente, além da formação de técnicos de saúde, parteiras tradicionais e ADECOS, ampliar o conhecimento das famílias sobre a prevenção da transmissão do VIH da mãe para o bebé por meio do envio de mensagens de voz informativas para os números de telefones registados no projecto.

O programa ‘Saúde Móvel’ é implementado desde 2017, envia mensagens informativas de voz, para números de telefone registados em unidades sanitárias das províncias do Bié, Huambo e Huíla, com o objectivo de aumentar o conhecimento das famílias sobre os cuidados de saúde.

A Campanha Nascer Livre para Brilhar (Free to Shine) é uma iniciativa da União Africana, da Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento (Organization of African First Ladies for Development – OAFLAD) e de parceiros para abordar a crescente complacência na resposta à SIDA em África.