3
1
PATROCINADO

Quénia deve ultrapassar Angola como a quarta maior economia da África Subsariana

Sebastião Garricha
25/4/2024
1
2
Foto:
DR

Dados constam de uma publicação do África Oriental, baseado no relatório do Fiscal Monitor, do Fundo Monetário Internacional.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), vários países africanos, durante o ano, deslocar-se-iam na lista das maiores economias do continente. Destes países, o Quénia deverá subir, ocupando o lugar de Angola como a 4ª maior economia da África Subsariana, ficando atrás da África do Sul, Nigéria e Etiópia.

De acordo com a previsão do FMI, exposta na publicação do África Oriental, o Quénia não só deverá ultrapassar Angola como uma economia maior, deve, também, permanecer assim até 2029.

Por outro lado, prevê o FMI, a Etiópia, actualmente a maior economia da África Oriental, deverá subir para a segunda posição do ranking das maiores economias da África Subsariana, ultrapassando a Nigéria de Bola Ahmed Adekunle Tinubu.

De acordo com o relatório do Fiscal Monitor de Abril, do FMI, a economia da Etiópia era menor do que a do Quénia em 2020, mas cresceu mais rapidamente, levando o país a atingir 159,74 mil milhões de dólares em 2023. No mesmo ano, continua, o Produto Interno Bruto (PIB) do Quénia foi estimado em 108,9 mil milhões de dólares contra 113,7 mil milhões de em 2022.

“Vários países em desenvolvimento de baixo rendimento regressaram aos mercados internacionais após um hiato no início de 2024 (Benim, Costa do Marfim, Quénia), permitindo-lhes refinanciar a dívida vencida”, observou o relatório do Fiscal Monitor do FM.

Além disso, o relatório refere que os governos devem considerar cuidadosamente os compromissos entre o financiamento actual e a sustentabilidade fiscal futura associada à emissão de dívida pública a custos elevados.