3
1
PATROCINADO

Refinaria Dangote supera as 10 maiores instalações de refino da Europa

Sebastião Garricha
27/4/2024
1
2
Foto:
DR

Economistas da Bloomberg calculam que a refinaria de Dangote poderá interromper o comércio de gasolina da Europa para África, que já dura décadas, no valor de 17 mil milhões de dólares por ano.

A refinaria Dangote, do nigeriano Aliko Dangote, foi classificada acima das dez maiores refinarias da Europa em capacidade, de acordo com um relatório da Bloomberg.

Avaliada em 20,5 mil milhões de dólares, a propriedade do homem mais rico do continente africano tem uma capacidade de processamento de 650 mil barris por dia (bpd), superando a maior instalação de refino da Europa, a Refinaria Pernis, com capacidade instalada de 404 mil (bpd).

Além disso, a refinaria GOI Energy ISAB, na Itália, construída com uma capacidade de refinação de 360.000 bpd, fica aquém da instalação de Dangote, que iniciou a produção em Janeiro, após enfrentar anos de atraso.

De acordo com a Bloomberg, a fábrica de Dangote está a capitalizar a acessibilidade das importações de petróleo dos Estados Unidos da América (EUA), que representam até um terço da sua matéria-prima quando inicia as operações.

Nas últimas semanas, a fábrica vem embarcando produtos e preparando duas unidades para facilitar a produção de gasolina.

Analistas da Bloomberg esperam que este desenvolvimento provoque uma transformação significativa no mercado de combustíveis, não só na Nigéria, mas também em toda a região.

Além disso, calculam que a refinaria de Dangote poderá interromper o comércio de gasolina da Europa para África, que já dura décadas, no valor de 17 mil milhões de dólares por ano.

Aliko Dangote continua a manter o título de homem mais rico de África, com um património líquido actual de 13,4 mil milhões de dólares, ocupando agora o 144º lugar a nível mundial, de acordo com o ranking de riqueza global da Forbes em  2024.