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Revista E&M debate Responsabilidade Social e Corporativa

Redacção_E&M
17/5/2019
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Cedida pela fonte

A revista Economia & Mercado (Moçambique) realizou, recentemente, uma conferência sobre Responsabilidade Social e Corporativa, onde abordou o impacto das acções.

O editor da E&M (Moçambique), Pedro Cativelos, moderou o primeiro painel que abordou “os desafios e oportunidades da Responsabilidade Social e Corporativa em Moçambique”, que contou com as preleções de Salimo Abdula (PCA da Vodacom), Hugo Gomes (Administrador da Cervejas de Moçambique), Juneide Lalgy (PCA da Lalgy), António Souto - PCA do GAPI-SI.

O segundo painel da conferência debateu o tema “Investir em RSC em Moçambique: Estratégias, Modelos e Resultados”, contou com as preleções de Paulo Mendonça – CEO da Galp Rovuma, Bruno Tembe – Manager do Better World da CDM, Iva Sheila Garrido – Presidente da Associação dos Profissionais de Relações Públicas, e Jaime Laia Fernandes – Country head da IPSOS, cujas dissertações contaram com a moderação do jornalista Celso Chambisso.

Já o terceiro abordaram o tema “Avaliação de Impacto como Forma de Aperfeiçoar o Alcance das Políticas e Acções de Responsabilidade Social em Curso nas Áreas Extractivas”, e além da moderação feita pelo jornalista Levi Marrengula, contou com as presenças e contributos de especialistas como Camilo Nhancale Rede KUWUKA – Juventude, Desenvolvimento e Advocacia Ambiental, Fátima Mimbire – Investigadora do CIP, Juscelina Guirengane da Associação Nacional dos Jovens Empresários e Michael Sambo do IESE.

Durante a dissertação do primeiro painel, António Souto, da GAPI -SI considerou importante haver um enquadramento legal que permita o cumprimento dos preceitos relacionados com a responsabilidade social. Para tal, acrescentou, “a auto-sustentabilidade deve ser o factor primordial para que as empresas cumpram com as suas obrigações de responsabilidade social”.

Por outro lado, o administrador da Cervejas de Moçambique, Hugo Gomes, disse que o envolvimento das comunidades locais na produção da mandioca, principal matéria-prima para a produção da cerveja Impala, marca produzida pela empresa desde 2011, tem sido uma das acções que elucida o comprometimento da empresa com a responsabilidade social em Moçambique.

A revista Economia & Mercado pertence ao grupo Executive, uma empresa privada na área de comunicação e imagem que faz parte de um network internacional, presente também em Angola há 25 anos e em Moçambique há quatro anos.