3
1

Semana do investidor focada nas finanças sustentáveis

A Semana do Investidor, organizada pela Comissão de Mercado de Capitais, teve em atenção questões relacionadas com finanças e investimentos sustentáveis no âmbito do “ESG” definidos pela ONU.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

A informação foi avançada recentemente à Economia & Mercado pela presidente do Conselho de Administração da CMC, a margem do evento de encerramento da Semana do Investidor que teve lugar de 4 a 9 de Outubro.

No evento, cuja abordagem centrou-se nas fraudes, burlas, segurança no investimento, mas sobretudo nas finanças sustentáveis, alinhando com Environment (ambiente em português) Social  e Governance  (ESG), objectivos da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2050, Maria Uini Baptista disse que é cada vez mais importante que se pense nas questões ambientais e socias quando se vai avançar para uma empresa.

Afinal, reforçou, temos de nos preocupar com o ambiente, porque “um dia a terra cobra os danos que temos estado a causas”.

A responsável falou igualmente sobre as questões sociais, defendendo a necessidade das empresas exercerem a sua função social como gerar emprego, ajudar as pessoas e ter em conta o género, de modos a estarem alinhadas com os objectivos da ONU definidos para até 2050.

A Semana Mundial do Investidor aconteceu de 4 a 9 de Outubro, e contou com várias actividades formativas, realizadas essencialmente online, com destaque para os webinar’s sobre investimento sustentável; Investimento online; Educação financeira como forma de proteger o investidor e Investimento entre as gerações que foi um verdadeiro debate geracional, onde os mais velhos transmitiram e aprenderam com os mais novos.

Lembrar que a Semana Mundial do Investidor (SMI) é uma iniciativa promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), sendo a Comissão de Mercado de Capitais (CMC) responsável pela segunda vez consecutiva pela Coordenação Regional para África, com o objectivo de divulgar a “Semana Mundial do Investidor" junto de outras Autoridades Reguladoras do continente africano.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado