3
1
PATROCINADO

Sete africanos entre os 100 mais influentes do mundo em 2024

Sebastião Garricha
18/4/2024
1
2
Foto:
DR

Para a Time, a inclusão de africanos na lista demonstra o efeito ‘indiscutível’ que as pessoas do continente estão a ter no curso da história, da inovação e da mudança social.

Sete africanos acabam de ser nomeados para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2024, segundo classificação proposta pela revista norte-americana Time Magazine, que indica a ‘crescente’ influência do continente. 

Damini Ebunoluwa Ogulu (Burna Boy), músico nigeriano, aparece como o primeiro africano da lista, seguido pelo ugandês Frank Mugisha, director executivo de minorias sexuais, reconhecido pelos esforços em prol do movimento LGBT. A lista continua com a congolesa (da RDC) Julienne Lusenge, activista de direitos humanos.

Willian Ruto, presidente do Quénia, também aparece na lista da Time Magazine, seguido pelo sul-africano Siya Kolisi, jogador de rugby, além de Lesley Lokko, Arquiteto e educador ganês e Kennedy Odede, empreendedor social e autor queniano.

Para a Time, a inclusão de africanos na lista das 100 pessoas mais influentes em 2024 demonstra o efeito ‘indiscutível’ que as pessoas do continente estão a ter no curso da história, da inovação e da mudança social, além de representar, também, uma mudança nas atitudes e narrativas sobre África como um todo, e não apenas nas conquistas individuais.

“Durante demasiado tempo, o continente foi dominado por preconceitos e falsidades, perpetuando uma história de pobreza, violência e subdesenvolvimento. No entanto, ao realçar o brilhantismo, a desenvoltura e a perseverança dos africanos, projectos como a lista Time 100 ajudam a dissipar estes preconceitos e a mostrar o enorme potencial do continente”, lê-se.