3
1
PATROCINADO

Sociedade civil debate impacto da Covid-19 na economia e nas famílias

Redacção_E&M
27/5/2020
1
2
Foto:
DR

A sociedade civil debaterá, nesta sexta-feira, 29, num encontro com o Presidente da República, João Lourenço, o impacto negativo da Covid-19 sobre a economia e na vida das famílias angolanas.

O encontro é resultado de uma convocatória emanada recentemente pelo Titular do Poder Executivo, tornado público na terça-feira, 26, pelo secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando.

Segundo Luís Fernandes, o Presidente João Lourenço pretende interagir com vozes da sociedade civil para, à mesa do diálogo, se estudar, avaliar e encontrar os caminhos a fazer nesta fase, depois de dois meses de Estado de Emergência, para dar lugar a Situação de Calamidade Pública.

Para o referido encontro, disse o secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa do Presidente da República, foram convidados empresários, académicos, líderes religiosos, juventude, formadores de consciência e de opinião, universitários e jornalistas.

De acordo com Luís Fernando, o encontro é sinal do exercício de presidência aberta e governação de proximidade, adoptado pelo Presidente da República, desde o início do seu mandato a 26 de Setembro de2017.

O executivo sublinhou que em Angola vigora, desde a meia-noite de segunda-feira, a Situação de Calamidade Pública, que se prolongará enquanto se mantiver o risco de propagação massiva da pandemia. 

“Esta fase compreende um conjunto de medidas pensadas para garantir um melhor equilíbrio entre a estratégia sanitária de prevenção e combate à Covid-19 e a necessidade de relançar, gradualmente, a actividade económica e o regresso à normalidade da vida social”, afirmou o secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando.

Quanto a situação da Covid-19, o país regista 71 casos positivos, quatro mortos, 18 recuperados e 49  doentes activos estáveis.