3
1
PATROCINADO

SODIAM vai leiloar diamantes no valor de 20 milhões de dólares

Cláudio Gomes
12/11/2021
1
2
Foto:
DR

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) vai realizar, em data a anunciar, um leilão (tender) de diamantes brutos no valor de 20 milhões dólares, informou em comunicado.

No documento distribuído hoje, sexta-feira, 12, a empresa fez saber também que o leilão incluirá a venda de seis pedras especiais, das quais duas cor-de-rosa, e “vários cestos" de pedras especiais exploradas pela Sociedade Mineira do Lulo e Sociedade Mineira do Catoca.

Informa, igualmente, que o calendário de visualização das parcelas em leilão vai de 15 a 29 do mês em curso, nos escritórios sede da SODIAM EP, instalados na cidade de Luanda, conforme pode-se ler no comunicado em posse da Economia & Mercado.

Realça que as respectivas licitações terminam no dia 30 de Novembro por volta das 11 horas, e que as mesmas “serão feitas exclusivamente online através da plataforma”.

“As empresas não registadas que pretendam participar ao leilão, são convidadas a fazê-lo através do link www.sodiamsales.com”, sublinha a SODIAM, salientando que oportunamente “um pacote detalhado de participação será fornecido aos participantes”.

Contudo, adverte a empresa no seu comunicado, todos os participantes devem apresentar o Certificado de Vacina Covid-19, para ter acesso as instalações do edifício, e apresentar Teste negativo PCR, com um mínimo de 72 horas antes de entrar em Angola.

Fundada em 1999, a SODIAM EP é a empresa estatal responsável pela comercialização e exportação de todos os diamantes produzidos em Angola. As produções são provenientes de 12 minas, kimberliticas e aluvionares, e compreendem uma vasta gama de qualidades em termos de peso, modelo, pureza e cor.

Em 2020, Angola exportou 7,7 milhões de quilates brutos, avaliados em 1,013 mil milhões de dólares, correspondendo a um preço médio de US$/ct 130,9, posicionando Angola actualmente como o terceiro maior produtor mundial em termos de valor.