3
1

Somoil adquire 7,5% e reforça posição no Bloco 17/06

Redacção_E&M
13/1/2023
1
2
Foto:
DR

A empresa angolana do sector petrolífero adquiriu uma participação de 2,5% no Bloco 17/06 da empresa PTT Exploração e Produção (PTTEP), localizada ao largo a 150 quilómetros da costa angolana.

A informação foi confirmada em nota publicada ontem, quinta-feira, 12, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), assegurando que o processo obedeceu os parâmetros legais. O documento da autoridade dá conta que a Somoil, empresa que passou a focar a sua actividade na produção de energia integrada, detém agora uma participação de 7,5% no referido Bloco.

De acordo com a Angop, até então, a Somoil Block detia apenas 5% das operações do Bloco 17/06, liderada pela TotalEnergies Block, com 30% da participação da Sonangol P&P (30%), SSI (27,5%), Falcon Oil (5%), tendo adquirido agora os 2,5% das participações da PTTEP.

Citado pela agência nacional de notícias, o presidente do conselho de administração da Somoil, Edson dos Santos, disse que a aquisição representa mais um passo para a empresa, uma vez que irá impulsionar o portefólio de activos diversificados e participar na produção de campos petrolíferos em águas profundas.

Paulino Jerónimo, presidente do conselho de administração da ANPG, destacou, por sua vez, que a conclusão deste negócio respeitou as formalidades previstas na lei e nos instrumentos contratuais, que exigiam a aprovação da concessionária nacional e ministerial.

A Somoil é a maior empresa privada de petróleo e gás. É uma empresa 100% angolana que actualmente opera a FS Association, FST e Block CON-1 (todos onshore), bem como o Bloco 2/05, offshore na Bacia do Baixo Congo e parceira nos Blocos 3/05, 3/05-A, 4/05, 17/06 e CON-6.