3
1
PATROCINADO

Toshiba: Prejuízos ‘empurram’ 4.000 trabalhadores para o desemprego

Victória Maviluka
17/5/2024
1
2
Foto:
DR

Empresa japonesa registou prejuízos de cerca de 482 milhões de dólares no ano fiscal de 2023, depois de ter observado lucros de perto de 813,3 milhões USD no exercício anterior.

A Toshiba, empresa tecnológica japonesa, anunciou que vai extinguir 4.000 postos de trabalho, por conta dos resultados financeiros negativos registados no ano fiscal de 2023.

A dispensa deste número de trabalhadores, anunciada esta quinta-feira, 16, surge em função de planos de reforma antecipada, que incluem a integração das filiais na empresa-mãe, com o objectivo de reduzir os custos.

A empresa informou, em comunicado citado pela agência Lusa, que estas medidas fazem parte de um plano de reestruturação da sua actividade.

Taro Shimada, líder do grupo empresarial nipónico, afirmou que a Toshiba tem cerca de 110.000 empregados, 4.000 dos quais serão sujeitos a um plano de reformas antecipadas para os maiores de 50 anos.

Com sede no distrito central de Minato, em Tóquio, e em Kawasaki, no Sul de Tóquio, a empresa de tecnologia planeia, igualmente, mudar a sua sede, na íntegra, para Kawasaki, já no próximo ano fiscal.

A Toshiba saiu da Bolsa de Valores de Tóquio em Dezembro do ano passado, depois de ter sido adquirida por um consórcio liderado pela Japan Industrial Partners, por cerca de 14 mil milhões de dólares.

A empresa registou um prejuízo de 482 milhões USD no ano fiscal de 2023, durante o qual registou um lucro de 813,3 milhões de dólares no exercício anterior.

Fundada em 1875, a Toshiba já foi uma das maiores empresas tecnológicas do mundo. Começou como fabricante de electrodomésticos e diversificou, gradualmente, para áreas como infra-estruturas e energia.