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PATROCINADO

Trinta e dois por cento das empresas ligadas ao agronegócio recebem assistência técnica

Joaquina Dungue
8/2/2023
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Foto:
DR

Apenas 32,8% das Explorações Agropecuárias e Aquícolas Empresariais (EEs) recebem assistência técnica nas suas actividades de produção em todo o país.

Os dados resultam do primeiro Recenseamento Agro-pecuário e Pescas de Angola (RAPP 2019-2020), realizado depois da independência, disponibilizados recentemente, em Luanda, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados indicam que a assistência técnica é mais expressiva nas províncias de Cabinda, com 55,1% das EEs, Moxico 45,2% e Cuando Cubango 44,8%.

Por actividade, o documento do INE refere que cerca de 79% das EEs que praticam a produção agrícola recebem assistência técnica na actividade. Por outro lado, realce, 29% das que praticam actividade pecuária recebem assistência técnica, já na aquicultura apenas 4% das EEs recebem assistência técnica.

Quanto ao acesso a informação sobre os preços de produtos, o RAPP apurou que cerca de 62% das EEs em Angola recebem informação sobre os preços agropecuários. As EEs da província da Lunda Norte seguida do Namibe têm menos tendência a receber informação sobre os preços de produtos agropecuários.

O RAPP revela ainda que as províncias que mais se destacam no acesso à informação sobre preços são Lunda Sul com 93% das explorações, Cabinda com cerca de 85,7%, Benguela e Bié com cerca de 82% cada uma.

Relativamente às fontes de obtenção da informação sobre preços, segundo o estudo, destacam-se outros produtores (49% das explorações) como a principal fonte e consumidores, com 49% e 31% das explorações respectivamente a declararem terem recebidos dessas fontes, a fonte pública e as mídias possuem ainda pouca expressão.

A informação sobre preços de produtos constitui uma importante condição para a tomada de decisões empresariais, por um lado, para os produtores definirem o que produzir, quando produzir e quando e onde colocar o seu produto no mercado.

Por outro lado, o comerciante, intermediário ou grossista poderá decidir quando e onde comprar o produto para o seu negócio, a que preço vender, entre outros aspectos importantes.