3
1
PATROCINADO

Tulinabo Mushingi leva senadores norte-americanos à Cidade Alta e reúne-se com Adalberto Costa Júnior

Victória Maviluka
29/3/2024
1
2
Foto:
DR

Angola e EUA vivem uma nova era nas relações diplomáticas, relançadas em 2023, com a recepção, na Casa Branca, de João Lourenço pelo Presidente Joe Biden.

O embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Mushingi, cumpriu, nesta quinta-feira, 29, uma agenda diplomática que passou por encontros com o Presidente da República, João Lourenço, e um outro com o líder do maior partido da oposição em Angola, Adalberto Costa Júnior.

No Palácio Presidencial, Tulinabo Mushingi esteve presente com uma delegação de cinco senadores norte-americanos, que visita o País e foi recebida por João Lourenço.

No final da audiência com o Chefe de Estado angolano, Patty Murray, que encabeça o grupo de senadores, disse à imprensa que “foi um bom encontro”, no quadro da parceria entre os dois países.

Embaixador norte-americano com o líder da UNITA

Ainda ontem, 28, em Luanda, o embaixador Tulinabo Mushingi concedeu audiência a Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA, com quem abordou a situação actual do País.

“[Abordámos] os desafios para uma efectiva democratização e desenvolvimento e a expectativa que os angolanos têm do desempenho dos Estados Unidos”, lê-se na página oficial do Facebook de Costa Júnior. 

Angola e Estados Unidos vivem uma nova era nas relações diplomáticas, relançadas, sobretudo, após a visita, no ano passado, de João Lourenço à maior economia mundial, tendo sido recebido, na ocasião, pelo Presidente Joe Biden, na Casa Branca.

Os norte-americanos contam no País com uma extensa carteira de investimentos, como a presença no Corredor do Lobito, na província de Benguela, e em projectos de energias renováveis.