3
1
PATROCINADO

Última central de Laúca em fase de testes

Redacção_E&M
7/12/2020
1
2
Foto:
DR

A Rede Nacional de Transporte de Electricidade anunciou, recentemente, que está a proceder a testes de comissionamento da última unidade geradora da central de Laúca, informa um comunicado da empresa.

Citado pela Angop, com a conclusão dos testes e a entrada em serviço da central do Projecto de Aproveitamento da Barragem de Hidroeléctrica da Barragem de Lauca, ficam disponíveis, a partir do aproveitamento, 334 megawatts, ou seja 2004 megawatts.

O documento da RNT, segundo a agência nacional de notícias, salienta que este aumento representa um ganho "notável em termos de potência no sistema eléctrico público". Face aos testes, escreve, estão a ocorrer perturbações na rede de distribuição, consubstanciada em cortes, oscilações e eventuais restrições no atendimento em várias regiões que dependem deste aproveitamento hidroeléctrico.

A Central Hidroeléctrica de Laúca, construída desde 2012, no rio Cuanza, entre as províncias de Malanje e Cuanza Sul, é a maior barragem do país, com capacidade de produção máxima de 2070 MW. A sua base de operações está na vila de Laúca, no município de Cacuso, em Malanje.