3
1
PATROCINADO

União Europeia apresenta resultados da avaliação intercalar ao ‘Programa de Apoio ao Ensino Superior’

Redacção_E&M
17/4/2023
1
2
Foto:
DR

A União Europeia apresenta, nesta terça-feira (18), em Luanda, os resultados da avaliação intercalar ao ‘Programa de Apoio ao Ensino Superior UNI.AO’, após 36 meses de implementação.

De acordo com uma nota de imprensa, o Programa de Apoio ao Ensino Superior em Angola, Programa UNI.AO, está a contribuir para o desenvolvimento do Ensino Superior.

O programa UNI.AO apoia a extensão curricular de pós-graduação em Angola, mediante à subvenção de 18 cursos no Huambo, Luanda, Benguela, Bengo, Kwanza Sul e na Huíla, que irá aumentar o número de docentes no ensino superior com habilitações ao nível de mestrado e doutoramento.

O programa formou mais de 200 gestores e académicos que participaram no “curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior”, ministrado pelas Universidades Católica de Angola e a Aberta de Lisboa.

Da avaliação constatou-se que existem atrasos na disponibilização de subvenções, o que retardou a abertura de novos cursos de pós-graduação nas províncias mencionadas.

A União Europeia afirma que futuras intervenções no sector deverão dar maior atenção ao perfil de entrada dos alunos, o contínuo reforço de habilitações do quadro docente e à inovação científica e tecnológica apostando em redes colaborativas, centros e laboratórios de inovação e transferência de tecnologia.

O referido programa é do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) implementado pela agência Expertise France e financiado pela União Europeia com o objectivo geral de contribuir para a diversificação da economia e a criação de emprego em sectores económicos prioritários para Angola.