3
1
PATROCINADO

Vera Daves diz que País tem um “quadro operacional estabilizado” para emitir ‘dívida verde’

Victória Maviluka
18/4/2024
1
2
Foto:
DR

Ministra das Finanças indicou ter já uma lista de projectos potencialmente elegíveis como parte do processo para "fazer uma emissão, seja de (dívida) 'blue' ou seja 'green'".

Vera Daves, ministra das Finanças, assegurou, esta semana, em Washington, que Angola tem “um bom quadro operacional” para organizar uma emissão de dívida sustentável, referindo-se à possibilidade de o País emitir ‘dívida verde’.

"Não está fora da equação. Temos o quadro operacional estabilizado, que foi preparado com apoio de consultoria especializada, alinhado com as melhores práticas do 'International Capital Market Association'”, afirmou a governante, à margem das Reuniões de Primavera 2024 do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que decorre nos Estados Unidos.

Daves Vera Daves indicou, em declarações à agência Lusa, ter já uma lista de projectos potencialmente elegíveis como parte do processo para "fazer uma emissão, seja de (dívida) 'blue' ou seja 'green'", mas lamentou que o prémio pela emissão deste tipo de dívida não seja mais favorável.

"Entendemos que o prémio poderia ser melhor. A taxa de juro podia ser mais baixa. (...) Estamos, mais uma vez, a dialogar com diferentes parceiros para que a todo momento possamos estar prontos para avançar. O trabalho de casa está a acontecer e agora é só uma questão de 'timings'", garantiu.

Em relação à troca da dívida a Portugal por investimentos verdes, à semelhança do que está a ser preparado entre Portugal e Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, a ministra angolana das Finanças confessou que a análise dessa possibilidade está ainda "num estágio muito embrionário".

A dívida verde ou azul, explica a Lusa, são títulos de dívida que cumprem os critérios de melhoria ambiental, social e de governação (ESG, na sigla em inglês), e têm sido cada vez mais frequentes no contexto do combate às alterações climáticas, o que faz com que tenham uma taxa de juro mais baixa que a comercial.