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Vivo Fashion Group, a marca queniana que se instalou nos EUA e impressionou o Presidente Ruto

Victória Maviluka
23/5/2024
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Foto:
DR

Vivo Fashion Group é uma das maiores marcas de moda da África Oriental, contando com 24 lojas de retalho no Quénia, Rwanda e, agora, nos Estados Unidos.

A queniana Vivo Fashion Group, uma das mais renomadas marcas de moda da África Oriental, abriu, nesta terça-feira, 21, a sua primeira loja nos Estados Unidos da América, numa cerimónia testemunhada por William Ruto, o Presidente queniano, que destacou a veia empreendedora da iniciativa.

“A história da Vivo Fashion Group demonstra o impacto de um espírito empreendedor visionário e destaca o papel das mulheres na liderança, nos negócios e no empreendedorismo”, disse o Presidente do Quénia, no acto assistido por vários membros do seu staff governativo.

Rendido à iniciativa da empresária queniana Wandia Gichuru, CEO da empresa, o Presidente Ruto sublinhou as “cores ousadas, os padrões marcantes, as texturas vibrantes e os designs meticulosos” da marca que concebe e fabrica 100% dos seus produtos no Quénia.

William Ruto disse que estes traços dos produtos da Vivo Fashion Group “reflectem a diversidade e a rica” história do Quénia e do continente africano. 

“Os seus designs fundem lindamente os estilos e simbolismos africanos tradicionais e modernos", sublinhou, quando presidia ao acto de abertura da loja da Vivo Fashion Group em Atlanta, no Estado de Geórgia.

O Chefe de Estado queniano, que se encontra nos Estados Unidos para uma visita oficial, destacou o facto de a empresa ter aderido ao Programa Ibuka da Bolsa de Valores de Nairobi.

“Através do programa, a Vivo deverá ter mais facilidade no acesso a vários mercados de capitais próprios ou de dívidas para financiar o crescimento dos negócios e o desenvolvimento adicional”, explicou Ruto.

Visão em “Ver África a vestir o mundo”

Fundada em 2011, a Vivo Fashion Group é uma das maiores marcas de moda da África Oriental, contando com 24 lojas de retalho no Quénia, Rwanda e, agora, nos Estados Unidos.

A companhia, de direito queniano e que tem como visão “Ver África a vestir o mundo”, possui mais de 360 ​​funcionários, 70% dos quais mulheres. 

A Vivo Fashion Group concebe e fabrica 100% no continente africano e pretende inspirar “toda uma geração de empresários da moda africanos através da produção de roupas acessíveis, de boa qualidade, especificamente para mulheres negras”, lê-se no site da empresa.

O portal, consultado pela Economia & Mercado, refere que os produtos Vivo “são estilosos, coloridos e divertidos”.