O volume de investimento em publicidade no mercado nacional atingiu os 26 586 049 kwanzas em 2023, mais 3,27% que os 25 694 415 encaixados em 2022, segundo dados descritos no 7º Anuário de Media e Publicidade, produzido pelo Instituto Angolano de Opinião Pública (IAOP).
No total, a imprensa (jornais e revistas) é o meio de comunicação social que registou maior aumento do volume de publicidade em 2023. Segundo o documento do IAOP, o referido meio encaixou 3 738 969 kwanzas, mais 10,65% que os 3 379 022 kwanzas do ano anterior.
A televisão segue com um registo de 20 531 190 kwanzas, mais 2,36% que os 20 058 152 atingidos em 2022. Já a rádio, diz o Anuário sobre Media e Publicidade, registou um investimento na ordem dos 2 027 283 kwanzas, 2,32% superior aos 1 981 383 do ano anterior.
Além do volume de investimento, o número de inserções de publicidades também aumentou para 869 239 em 2023, mais 16% que as 747 643 inseridas em 2022. Em termos específicos, a televisão é o que mais cresceu em termos de inserções de publicidade. O documento diz que o meio registou um total de 565 361 de publicidades, 27,16% superior às 444 620 inseridas em 2022.
Segue a rádio com 293 405 inserções de publicidades, mais 0,73% que as 291 212 de 2022. Contrariamente, os jornais e revistas encolheram 11,33%, se comparadas as inserções de 2022 (11 811) das de 2023 (10 473).
2024 dá indicadores de recuo, mas IAOP mantém optimismo
Os dados do relatório do IAOP revelam que o número de investimentos e inserções de publicidade no mercado nacional começaram a reduzir desde o mês de Novembro de 2023, tendo alcançado resultados “negativos” no primeiro trimestre de 2024.
Por exemplo, o mercado publicitário registou um total de 4 040 733 kwanzas de investimento em televisão no primeiro trimestre de 2024, menos 17,3% que os 4 883 112 encaixados no período homólogo de 2023.
O mesmo sucedeu com a rádio. De acordo com o documento, o referido meio atingiu os 420 725 kwanzas de investimento em publicidade no primeiro trimestre de 2024, menos 12,5% que os 480 743 encaixados no período homólogo do ano anterior.
Os jornais e revistas registaram um recuo maior. Os dados revelam que os meios anotaram 781 615 kwanzas de investimento em publicidade no primeiro trimestre de 2024, menos 18,5% que os 959 026 encaixados no período homólogo de 2023.
No geral, o mercado nacional registou um recuo de 17% no volume de investimento em publicidade no primeiro trimestre de 2024, se comparado ao período homólogo de 2023, revela o estudo do Instituto Angolano de Opinião Pública
Além do investimento, o número de inserções também encolheu 11%. A televisão registou menos 2,9% de inserções de publicidade que no primeiro trimestre de 2023, sendo que a rádio anotou menos 16% e os jornais e revistas ressentem da perda de menos 22,5%.
Apesar dos indicadores, o Instituto Angolano de Opinião Pública mantém-se optimista, acreditando na melhoria dos resultados ao longo do ano de 2024.