3
1
PATROCINADO

“A vossa vitória vem confirmar a justeza dos ideais de justiça social”, diz João Lourenço ao Presidente eleito do Senegal

Victória Maviluka
30/3/2024
1
2
Foto:
DR

Presidente angolano manifestou o desejo de as relações entre Angola e Senegal conhecerem uma “nova dinâmica” com a chegada de Faye ao poder.

O Presidente da República, João Lourenço, considerou que a vitória de Bassirou Diomaye Faye nas recentes eleições presidenciais no Senegal confirmou “a justeza dos ideais de justiça social, de patriotismo defendidos” pelo projecto político de Faye, sufragado nas urnas, no domingo último, 24, pelos eleitores senegaleses.

Em mensagem dirigida ao novo Presidente do Senegal, o Chefe de Estado angolano ansiou que, com a chegada do político de 44 anos à presidência do Senegal, as relações com Angola conheçam uma “nova dinâmica”, no sentido da “afirmação da soberania” e da “defesa dos interesses” dos dois países e dos seus povos. 

“As minhas sinceras felicitações e votos de sucessos na realização da vossa nobre missão. Aceite, Senhor Presidente, os protestos da minha mais alta e fraterna consideração”, disse o Presidente angolano na mensagem endereçada ao mais jovem Presidente da história do Senegal.

Político de 44 anos foi eleito Presidente do Senegal

Governar com humildade, transparência e lutar contra a corrupção a todos os níveis é o que Bassirou Diomaye Faye prometeu da sua presidência no Senegal.

Na primeira intervenção pública, na segunda-feira, 25, o homem que dez dias antes acabava de sair da cadeia para se tornar Presidente do Senegal referiu que vai esforçar-se para reconstruir as instituições e reforçar as bases da coexistência.

"As eleições presidenciais que acabámos de viver são, acima de tudo, uma vitória do povo senegalês na luta pela defesa da soberania e dos valores democráticos. Esta vitória pertence, portanto, a todos os senegaleses aqui e na diáspora", enfatizou, em conferência de imprensa.

A esmagadora vitória de Faye foi reconhecida tanto pelo Presidente cessante, Macky Sall, como pelo antigo primeiro-ministro e candidato do partido no poder, Amadou Ba. 

Os dois experientes políticos felicitaram-no pelo triunfo alcançado logo à primeira volta nas presidenciais de domingo, 24, que culminaram com a escolha do 5.º Presidente da história do país da África Ocidental.

Bassirou Diomaye Faye era conhecido, antes de ser eleito Presidente do país, como um opositor antissistema. É a primeira vez, em 12 eleições presidenciais por sufrágio universal, que um candidato da oposição vence à primeira volta. 

Com 44 anos, acabados de completar nesta segunda-feira, 25, e sem nunca ter ocupado qualquer cargo electivo à escala nacional, Faye torna-se, assim, no mais jovem Presidente da história do país.

A comunidade internacional acompanhou com atenção as eleições no Senegal, uma vez que o país, com 18 milhões de habitantes, é considerado uma das nações mais estáveis de uma África Ocidental abalada por golpes de Estado.