3
1
PATROCINADO

Beijing pretende criar mais 100 fábricas inteligentes e oficinas digitais até 2026

Sebastião Garricha
4/3/2024
1
2
Foto:
DR

A China conta com mais de 10 mil oficinas digitais e fábricas inteligentes, o que lhe confere o estatuto de maior mercado de aplicativos de manufatura inteligente do mundo.

A cidade de Beijing, na China, planeia adicionar 100 fábricas inteligentes e oficinas digitais nos próximos três anos, de acordo com uma notícia publicada hoje, segunda-feira, 4 de Março, pela Xinhua, que cita o governo local.  

A meta foi revelada através de um plano de acção para a digitalização no sector manufatureiro da cidade de Beijing, entre 2024 e 2026, divulgado pelo seu Departamento Municipal de Economia e Tecnologia de Informação.

Segundo o plano, a capital chinesa também incentivará todas as suas principais empresas de manufatura a passar por um nível de digitalização.

Segundo a Xinhua, a manufatura inteligente passou a ser um novo cartão de visita à Beijing. No mês passado, por exemplo, a fabricante de smartphones Xiaomi colocou em operação uma nova fábrica em Beijing, equipada com tecnologia de fabricação inteligente de ponta, capaz de produzir cerca de 10 milhões de telefones anualmente.

Actualmente, a China assume o estatuto de maior mercado de aplicativos de manufatura inteligente do mundo, com mais de 10 mil oficinas digitais e fábricas inteligentes, de acordo com o seu Ministério da Indústria e Informatização.

Desde 2021, descreve a Xinhua, a cidade já construiu 103 fábricas inteligentes e oficinas digitais.