3
1
PATROCINADO

Benin quer isenção de vistos com Angola e remoção de barreiras contra o crescimento de África

Victória Maviluka
9/4/2024
1
2
Foto:
DR

TAAG é vista pelos beninenses como "um excelente exemplo” de conexão africana, que pode transformar “positivamente a velocidade” das relações entre os dois países.

O Benin, país com tradição na produção de algodão para a indústria têxtil, quer celebrar com Angola acordo de supressão de vistos, informou, recentemente, o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Oloushegun Adjadi.

Durante um encontro, em Cotonou, com José Bamoquina Zau, embaixador de Angola no Benin, Adjadi considerou, citado pela Panapress, que uma supressão de vistos com Angola iria impulsionar as economias dos dois países.

Propôs uma transformação positiva das relações bilaterais com a remoção das barreiras político-diplomáticas que “emperram a velocidade do crescimento” do continente africano.

O ministro beninense dos Negócios Estrangeiros apontou para a TAAG, companhia de bandeira angolana, como "um excelente exemplo de mobilidade e de conexão africana, que pode transformar positivamente a velocidade” das relações entre Angola e Benin.

“Vamos trabalhar juntos na remoção destas barreiras para que os homens de negócios possam movimentar-se com liberdade”, perspectivou Oloushegun Adjadi.

Os dois diplomatas acordaram a realização, nos próximos meses, de uma reunião da Comissão Mista, para superar as barreiras políticas, diplomáticas e jurídicas que impedem a redinamização das relações bilaterais.

A última actualização dos acordos de cooperação entre os dois países foi em 2008, durante a visita do ex-Presidente beninense, Thomas Boni Yayi, à República de Angola.

A República do Benin levantou totalmente a imposição de vistos a todos os países africanos com representação diplomática no seu território, tendo como resultado o crescimento dos indicadores do turismo e económico do país.