3
1
PATROCINADO

BNA faz limpeza e aplica multa de 30 milhões de Kz ao Banco Keve

Domingos Amaro
30/8/2022
1
2
Foto:
DR

Depois do Finibanco, Keve é o segundo banco a ser inspeccionado este mês em matérias de operações cambiais. O banco tem 45 dias para suprimir as deficiências detectadas no sistema de controlo interno.

O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou, recentemente, uma inspecção pontual ao Banco Keve, com vista a aferir o grau de cumprimento da regulamentação referente à execução de operações cambiais.

Após a vistoria, o banco central detectou três infracções, nomeadamente de incumprimento de regras e procedimentos inerentes à realização de operações cambiais, previstas no artigo 6.º do Aviso n.º 05/2021; incumprimento do dever de identificação e avaliação do perfil de risco dos clientes nas transacções de importação e exportação de mercadorias previstas por lei e, por último, a deficiências na implementação do modelo de Governação Corporativa, de acordo com informações publicada no website do BNA.

Como forma de assegurar a estabilidade do sistema financeiro nacional, o BNA decidiu aplicar uma multa de 30 milhões de Kz ao Banco Keve, pelo incumprimento das normas de operações cambiais.

O BNA deu também 45 dias ao Keve para suprimir as deficiências detectadas no sistema de controlo interno, a contar da data de notificação. E, por fim, enquanto decorre a supressão das deficiências detectadas e, até instruções contrárias do BNA, sujeitar à validação do Compliance officer e à aprovação expressa do Administrador desse pelouro, de todas as operações cambiais iguais ou superiores ao equivalente a 20 000 dólares, assegurando o estrito cumprimento da regulamentação aplicável.