3
1
PATROCINADO

Consórcio que integra Mota-Engil e Trafigura ganha concessão do corredor do Lobito por 100 milhões USD

Domingos Amaro
19/7/2022
1
2
Foto:
DR

O concessionário vai investir 256 milhões de dólares em infraestruturas, 73 milhões em equipamentos e material circulante e um valor adicional de 4,3 milhões de dólares em actividades diversas. 

O consórcio formado pelas empresas Mota-Engil, Trafigura e Vecturis, ganhou a concessão do corredor do Lobito no valor de 100 milhões de dólares, e vai gerir a exploração e manutenção do transporte ferroviário de mercadorias entre Lobito e Luau durante 30 anos.

Segundo um comunicado do Ministério dos Transportes, o valor do prémio de assinatura está em linha com o montante de outras concessões no sector dos transportes em Angola, tendo permitido diferenciar os concorrentes com base na sua capacidade financeira face à dimensão dos activos em causa.

Com as rendas negociadas, o Estado angolano vai arrecadar mais de 2 mil milhões de dólares, sendo 319 milhões de dólares nos primeiros dez anos, 797 milhões entre o 11º e o 20º ano, e 919 milhões de dólares nos restantes 10 anos.

Já o concessionário vai investir 256 milhões de dólares em infraestruturas, 73 milhões em equipamentos e material circulante e um valor adicional de 4,3 milhões de dólares em actividades diversas. 

Recorde-se que o Concurso Público - Concessão de Serviços Ferroviários e da Logística de Suporte do Corredor do Lobito foi lançado em Setembro de 2021.

No consórcio está a Trafigura, empresa de origem suíça que detém a Pumagol Energy em Angola e frequentemente associada ao ex-vice-presidente Manuel Vicente. A Mota Engil, uma empresa portuguesa com sede no Porto, mas que estado angolano detém 20% do capital através da Sonangol na sucursal em Angola, e a Vecturis, grupo sul-africano que entrou no nosso País em 2012, tem um o capital social de 100 milhões Kz e presta serviços logísticos, transporte ferroviários e rodoviários.