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“É indispensável a injecção de recursos por parte do Governo, para fazer face aos actuais níveis de endividamento”

Nuno Fernandes
22/8/2023
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Foto:
Carlos Aguiar

A TAAG encerrou o exercício de 2022 com uma histórica margem EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de -5% e um resultado líquido positivo de 460 milhões de kwanzas.

Os dados disponíveis no relatório e contas da companhia de bandeira indicam que os resultados em dólares, apesar de ser evidente a tendência de recuperação de 2022, o EBITDAR (lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação, Amortização e Aluguer) fixou-se em – 22 milhões, com uma margem ainda negativa de 6%.

Apesar do resultado líquido, em dólares, ainda negativo, é previsível, na óptica da Administração da TAAG, que até 2024 se alcance um resultado positivo. Para tal, a presidente do conselho de administração (PCA) da TAAG, Ana Major, defende injecção de dinheiro para fazer face ao endividamento da companhia, em resposta às recomendações do auditor independente. Leia parte da entrevista conduzida pelo jornalista Nuno Fernandes, disponível para assinatura.

Qual é a sua percepção sobre os resultados alcançados em 2022 e publicados em Maio último, sem que o auditor tenha emitido qualquer reserva?

Os resultados são produto de todos os colaboradores da TAAG. São números alcançados num contexto adverso caracterizado por disrupções da indústria e do ecossistema local, desafios organizacionais internos e pelo momento geopolítico internacional. Percebemos que temos uma TAAG que pode ser rentável, operacionalmente eficiente e financeiramente sustentável, podendo criar valor acrescentado para o país. Ainda estamos longe das metas definidas, e o panorama em que estamos inseridos continua a colocar-nos sérios desafios.

Mas os resultados são animadores…

Estamos perto da linha de água. A TAAG apresentou demonstrações financeiras em moeda oficial, o Kwanza, e tal como as demais empresas que operam no mercado internacional e com uma estrutura de custos em moeda forte ou indexada, elaborou, em simultâneo, demonstrações financeiras usando o Dólar americano. Não obstante o resultado em dólares não ser ainda positivo, revela uma recuperação de 56% face ao exercício de 2019 e um brutal esforço de redução de custos na ordem dos 114 milhões de dólares. O ano 2022 não deixa de representar um marco histórico para a TAAG, pois, mesmo em dólares, apresentámos o EBIT ex-fuel (lucros antes de juros e impostos ex-fuel) positivo em 76 milhões de dólares contra prejuízos registados de 65 milhões em 2019. Essa evolução do resultado operacional do exercício de 2022 corrobora com a viabilidade do plano de reestruturação e transformação que tem sido seguido pela equipa de gestão. Resulta do efeito combinado de uma estratégia sólida que contempla o crescimento e a actividade comercial na operação de passageiros e carga, simultaneamente, com uma austeridade no controlo de custos e renegociação dos contratos.

Há resultados desta renegociação?

Traduziu-se em ganhos com perdões de dívida de 31 milhões de dólares, benefício esse incluído nos Ganhos Extraordinários mencionado no Relatório & Contas.

Com esta evolução, perspectiva a TAAG ter resultados positivos em USD antes de 2024, como estimou o CEO numa entrevista à E&M, dada em Setembro de 2022?

A continuarmos com este desempenho, penso que sim. Há que realçar, porém, que o relatório do auditor independente chama a atenção para a necessidade do apoio accionista no processo de recapitalização e restruturação financeira da empresa, sendo esse apoio fundamental para que possamos alcançar essa meta. É indispensável a injecção de recursos por parte do Governo, para fazer face aos actuais níveis de endividamento. Temos trabalhado com os accionistas e com os Ministérios dos Transportes e Finanças, a fim de conseguirmos um esforço global de saneamento do balanço e capitalização. Temos a certeza de que, em breve, esse esforço se irá materializar e irá ser do domínio publico. Estamos num contexto de restrições e austeridade orçamental e de prudência na utilização dos recursos públicos e, por isso, valorizamos o esforço que será feito pelo Governo.

Ana Major - PCA da TAA

A carga, por declarações do CEO na entrevista já referida à E&M, era considerada parte importante da recapitalização da companhia. Previa-se com o negócio da carga que se alcançasse um EBITA na ordem dos 1000 milhões de dólares em dois anos …

Temos sido engenhosos na busca de soluções para a arrecadação de recitas, de forma menos cara, mas mais eficiente. Por vezes, são soluções não-convencionais. O Cargo Ligth é um exemplo disso. Há que reconhecer o papel que a carga teve em todo este processo. As operações de carga apresentaram, 2022, um crescimento superior a 200% relativo a níveis de 2019. A TAAG não é a única companhia a apostar de forma forte no negócio da carga. O mercado global de carga tem estado no centro das atenções desde o surto pandémico, com elevadas taxas de utilização e rendimentos que tornam o negócio muito atrativo. Sabe-se que o transporte de carga em aviões não-convencionais foi feito durante a pandemia para dar suporte a este segmento que evidenciou uma demanda significativa. Houve um aumento da percentagem de mercadorias de correio eletrónico e outras sensíveis aos tempos de entrega. Trata-se de um nicho de mercado que nos trouxe e poderá continuar a trazer receita significativa. Esse quadro justifica plenamente a nossa aposta e atenção a este tipo de operação.

Por que razão diz “poderá”? Alguma contrariedade?

Leia o artigo completo na edição de Agosto, já disponível no aplicativo E&M para Android e em login (appeconomiaemercado.com).

“The injection of resources by the Government is essential to face the current levels of indebtedness”

TAAG ended the 2022 financial year with a historic EBITDA margin (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) of -5% and a positive net result of 460 million kwanzas.

The data available in the flag company's report and accounts indicate that the results in dollars, despite the evident recovery trend for 2022, the EBITDAR (Earnings before Interest, Taxes, Depreciation, Amortization and Rental) was fixed at – 22 million, with a still negative margin of 6%.

Despite the net result, in dollars, still negative, it is predictable, from the perspective of TAAG's Management, that by 2024 a positive result will be achieved. To this end, the chairman of the board of directors (PCA) of TAAG, Ana Major, defends an injection of money to face the company's debt, in response to the recommendations of the independent auditor. Read part of the interview conducted by journalist Nuno Fernandes, available for subscription.

What is your perception of the results achieved in 2022 and published last May without the auditor having issued any reservation?

The results are the product of all TAAG employees. We achieved these numbers in an adverse context characterized by disruptions in the industry and the local ecosystem, internal organizational challenges and the international geopolitical moment. We realized that we have a TAAG that can be profitable, operationally efficient and financially sustainable, which can create added value for the country. We are still far from the defined goals and the scenario in which we operate continues to pose serious challenges for us.

But the results are encouraging...

We are close to the waterline. TAAG presented financial statements in official currency, in Kwanzas, and like other companies operating in the international market and with a cost structure in hard or indexed currency, it simultaneously prepared financial statements using the US dollar. Despite the fact that the result in dollars is not yet positive, it reveals a recovery of 56% compared to the 2019 financial year and a brutal effort to reduce costs in the order of 114 million dollars. The year 2022 represents a historic milestone for TAAG as, even in dollars, we presented a positive EBIT ex-fuel (earnings before interest and taxes ex-fuel) of 76 million dollars against recorded losses of 65 million in 2019. This evolution of the operating result for the year 2022 confirms the viability of the restructuring and transformation plan that has been followed by the management team. It results from the combined effect of a solid strategy that contemplates growth and commercial activity in passenger and cargo operations, simultaneously with austerity in cost control and contract renegotiation.

Are there results from this renegotiation?

It translated into gains with debt forgiveness of 31 million dollars, a benefit included in the Extraordinary Gains mentioned in the financial reports.

With this evolution, does TAAG expect to have positive results in USD before 2024, as estimated by the CEO in an interview with E&M in September 2022?

If we continue with this performance, I think so. It should be noted, however, that the independent auditor's report draws attention to the need for shareholder support in the company's recapitalization and financial restructuring process, as this support is essential for us to achieve this goal. The injection of resources by the government is essential to face the current levels of indebtedness. We have been working with shareholders and the Ministries of Transport and Finance to achieve a global effort to clean up the balance sheet and capitalize. We are sure that, soon, this effort will materialize and will be in the public domain. We are in a context of restrictions and budgetary austerity and prudence in the use of public resources and therefore we value the effort that will be made by the Government.

According to the CEO's statements in the aforementioned interview with E&M, cargo was considered an important part of the company's recapitalization. With the cargo business, it was expected TAAG would reach an EBITA in the order of 1 billion dollars in two years …

We have been ingenious in the search for solutions for collecting recitals, in a less expensive but more efficient way. Sometimes they are unconventional solutions. Cargo Light is an example of this. It is necessary to recognize the role that cargo played in this whole process. Cargo operations in 2022 grew by more than 200% relative to 2019 levels. TAAG is not the only company to invest heavily in the cargo business. The global cargo market has been in the spotlight since the pandemic outbreak, with high utilization rates and yields that make the business very attractive. It is known that the transport of cargo in non-conventional aircraft was carried out during the pandemic to support this segment, which showed significant demand. There was an increase in the percentage of e-commerce and other goods sensitive to delivery times. It is a niche market that brought us and will continue to bring significant revenue. This framework fully justifies our commitment and attention to this type of operation.

You say “may”, why? Any setbacks?

Read the full article in the August issue, now available on the E&M app for Android and at login (appeconomiaemercado.com).