3
1
PATROCINADO

‘El Niño’ devasta campos agrícolas e Zâmbia declara catástrofe nacional

Victória Maviluka
1/3/2024
1
2
Foto:
DR

Há mais de um mês que não chove no país. Além da fome, a seca provocou limitações no abastecimento de água e energia.

Mais de um mês sem chuva, campos agrícolas devastados e mais de um milhão de famílias afectadas. Eis os estragos provocados pelo fenómeno ‘El Niño’, que levaram a que as autoridades da Zâmbia declarassem, nesta quinta-feira, 29, catástrofe nacional.

Hakainde Hichilema, Presidente zambiano, dirigindo-se à nação, informou que cerca de metade da área cultivada em todo o país foi destruída pela “seca prolongada”, causando “catástrofe nacional"..

Há já cinco semanas que não cai chuva nos campos agrícolas da Zâmbia e a previsão dos serviços meteorológicos do país apontam para a prolongação da seca por mais algumas semanas.

"A destruição causada por este período prolongado de seca é imensa", descreveu Hakainde Hichilem, acrescentando que a crise provocada pelas alterações climáticas e pelo fenómeno meteorológico ‘El Niño’ está a ameaçar a segurança alimentar.

Referiu que, por força da seca, o país vive limitações no abastecimento de água e energia, porquanto a Zâmbia está fortemente dependente da hidroelectricidade.

O Presidente zambiano assegurou, citado pela agência Lusa, que será disponibilizada ajuda humanitária para garantir que as pessoas não passem fome e que o Governo está a considerar a importação de mais electricidade e o racionamento de energia.

O fenómeno climático natural ‘El Niño’, que reapareceu em meados de 2023, provoca geralmente um aumento das temperaturas globais durante um ano. Actualmente, está a provocar um calor recorde e incêndios em todo o mundo