3
1
PATROCINADO

Fundo de Garantia aposta na agricultura familiar. Sector da indústria 'recua' para segundo plano

Sebastião Garricha
21/3/2024
1
2
Foto:
DR

A indústria é o sector da carteira de projectos do FGC que mais encaixou investimentos, revelou Luzayadio Simba, durante a conferência Agricultura 3.0, realizada pela Forbes África Lusófona.

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) vai mudar as prioridades da sua carteira de projectos. Segundo Luzayadio Simba, Presidente do Conselho de Administração da instituição, doravante, a prioridade serão os projectos voltados para o sector da agricultura familiar.

Intervindo no quarto painel da conferência Agricultura 3.0, realizada pela Forbes África Lusófona, o chairman do FGC revelou que, actualmente, a agricultura representa 25 por cento do total dos projectos garantidos por aquela instituição e que o sector da indústria foi o que mais encaixou investimentos.

“Se olharmos para a nossa carteira, os apoios foram mais direcionados maioritariamente para o sector da indústria, digamos a indústria transformadora. Hoje o Fundo de Garantias e Crédito quer mudar essa estatística, dando maior primazia ao sector agrícola. Daí que temos vindo a priorizar a agricultura familiar", revelou revelou Luzayadio Simba.

O Fundo de Garantia de Crédito, em onze anos, desembolsou 69 mil milhões de kwanzas para financiar 213 projectos.