3
1
PATROCINADO

IGAPE convoca 25 empresas para liquidar dívidas da extinta Abamat

Domingos Amaro
4/5/2022
1
2
Foto:
DR

O gestor dos activos do Estado deu 30 dias às empresas para reclamar os seus créditos e saber sobre a modalidade de recebimento.

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) convocou, no passado 28 de Abril, um total de 25 empresas, de diversos ramos de actividade, para pagar as dívidas da antiga Abamat.

As empresas têm agora 24 dias, isto é, até o dia 28 do mês em curso, para se apresentarem nas instalações do IGAPE,  para reivindicar os seus créditos e saber em quais moldes serão reembolsados, de acordo com um comunicado da Instituição, publicado no Jornal de Angola, a que a Economia & Mercado teve acesso.

Trata-se de empresas como a Griner-Engenharia, TVCabo, Toyota, Nossa Seguros, Angola Telecom, EPAL, Sistec, Ecomax, Tukuta, Mercer, Bensil, Catarina Pinto, Estrangeiros, Lusomat, Perisoft, Profrio, Jota Peças de Angola e entre outras, consideradas credoras da Abamat.

A nota não faz referência sobre a quantificação das dívidas, mas, segundo a Lei de Bases do Sector Empresarial Público, se o produto da realização do activo (venda dos bens e cobranças de créditos concedidas pela Abamat) se mostrar insuficiente para o pagamento aos credores comuns, estes são pagos parcialmente.

A instituição, que gere os activos do Estado no país, adverte que demarca-se de qualquer responsabilidade sobre esta matéria, caso as empresas não compareçam no prazo estabelecido.

Recorde que a Abamat era uma empresa pública de abastecimento técnico, criada em 1978, com o objectivo de gerir as oficinas de autocarros  e armazéns de peças do país. Face à sua degradação física e económica, com resultados negativos e custos acrescidos aos cofres do Estado, o Governo aprovou a sua extinção, em 2017,  e atribuiu ao IGAPE a responsabilidade de entidade liquidatária, através do Decreto Presidencial nº171/17, de 3 de Agosto.