3
1
PATROCINADO

Intensificação dos conflitos em Cabo Delgado e Leste da RDC leva João Lourenço a Lusaka

Victória Maviluka
22/3/2024
1
2
Foto:
DR

Acção terrorista em Cabo Delgado já fez milhares de mortos, enquanto o conflito no Leste da RDC é responsável por mais de seis milhões de deslocados.

O Presidente da República, João Lourenço, viaja nesta sexta-feira, 22, a Lusaka, capital da Zâmbia, para, juntamente com homólogos da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), encontrar os melhores caminhos para a paz em Cabo Delgado, em Moçambique, e em Kivu Norte, Leste da República Democrática do Congo (RDC).

Amanhã, o Chefe de Estado angolano, na condição de Presidente em exercício da SADC, vai presidir à Cimeira da Dupla Troika da organização regional, que, entre outros assuntos, vai rever o plano de assistência militar a Moçambique, no quadro do combate ao grupo extremista Estado Islâmico.

Em meados do ano passado, a SADC aprovou o envio de um contingente militar a Cabo Delgado, no âmbito deste combate, tendo fixado a retirada das tropas para Julho próximo, um prazo que, agora, vai ser revisto pela troika.

A acção terrorista em Cabo Delgado já fez milhares de mortos, enquanto o conflito no Leste da RDC, que envolve o grupo extremista M-23, é responsável por mais de seis milhões de deslocados.

Fazem parte da SADC Angola, África do Sul, Botswana, Lesoto, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, RDC, Seicheles, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.