3
1
PATROCINADO

Kwenda vai apoiar mais de 44 mil famílias do Leste de Angola

Redacção_E&M
17/5/2021
1
2
Foto:
DR

Até final de Junho de 2021, 44.567 famílias do Leste vão receber apoios financeiros através do Programa de Transferências Sociais Monetárias no valor de um bilião, 135 milhões e 755 mil kwanzas.

A verba, que será atribuída através do Programa Kwenda, financiado pelo BAnco Mundial e pelo Governo de Angola, vai beneficiar cerca de 44 mil e 567 famílias das províncias do Moxico (municípios do Luau), da Lunda Sul (Muconda) e da Lunda Norte (Cuango).

A respeito do assunto o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) na província do Moxico informou que o referido valor será pago de forma trimestral, em quatro parcelas, num período de um ano, sendo que cada agregado familiar recebe 25 mil 500 kwanzas.

Citado pela agência nacional de notícias, Simão Baita Paiata disse que no Cuango, por exemplo, o primeiro pagamento prevê abranger 23.000 e 10 chefes de famílias, o que poderá consumir 586 milhões e 755.000 kwanzas, enquanto no Luau, com 15 mil 500 famílias gastar-se-á 395 milhões e 250 mil kwanzas.

No município do Muconda, com seis mil e 57 pessoas, terá o valor de 154 milhões e 453 mil vai assistir.

Simão Baita Paiata disse ainda que nessa fase, o programa  vai beneficiar as famílias destes três municípios da região leste do país, estando já a decorrer o processo de validação dos dados dos agregados familiares cadastrados em 2020.

O programa prevê beneficiar, em fases posteriores, famílias nos municípios do Lóvua, Caungula e Cambulo (Lunda Norte), Dala e Cacolo (Lunda Sul), Camanongue e Luchazes (Moxico).

O Kwenda, de iniciativa do Governo angolano, tem em vista o reforço da municipalização da acção social, através da criação e do funcionamento de Centros de Acção Social Integrados (CASI), fortalecimento do Cadastro Social Único, transferências monetárias e inclusão produtiva.