3
1

Make Before Break

Há princípios e conceitos das engenharias que se podem aplicar à gestão. Dois desses conceitos são o Make Before Break e o Break Before Make, que trago hoje aqui para tema de reflexão.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

Make Before Break (MBB), que literalmente se pode traduzir por “fazer antes de quebrar”, é um conceito usado pelos engenheiros de sistemas de alimentação eléctrica ininterrupta e ocorre quando há lugar à comutação entre fontes de alimentação eléctrica. Quando comutamos de uma fonte energética (A), que alimenta uma carga crítica, para outra fonte (B), primeiro conectamos a fonte B e só depois desligamos a fonte A, precisamente para não haver interrupção no fornecimento de energia. Este (BBM), que literalmente se pode traduzir por “quebrar antes de fazer”, e que se pode aplicar quando a continuidade de serviço não é mandatória (ou seja, é admitida interrupção no fornecimento de energia). O MBB é uma solução mais cara do que o BBM.

Traduzindo para o nosso dia-a-dia, isto significa que quando pensamos em substituir uma coisa, que é crítica, por outra, é preciso ter em mãos, em tempo útil, essa outra coisa. Não interromper um serviço crítico sem garantir previamente a sua substituição, eis a questão. Este é um dilema com que frequentemente se confrontam políticos e gestores, porque o político ou o gestor conscientes têm de ponderar sempre, perante uma situação em concreto, se podem ou não interromper o serviço prestado para o poder melhorar.

Leia mais na edição de Agosto de 2019

Economia & Mercado – Quem lê, sabe mais!

7