3
1
PATROCINADO

Moçambique produz 1,6 toneladas de ouro em 2023 e alcança recorde nacional

Victória Maviluka
5/3/2024
1
2
Foto:
DR

Crescimento esperado resulta "do maior controlo da mineração artesanal", mas, também, face ao "desempenho positivo das empresas produtoras" do país do Índico.

Moçambique produziu 1,6 toneladas de ouro no ano passado, batendo o recorde de produção de 2022, informou o Ministério da Economia e Finanças do país.

Segundo o relatório de execução orçamental de Janeiro a Dezembro, Moçambique produziu, o ano passado, 1.666,4 quilogramas de ouro, um aumento de 32% face aos 1.263,8 quilogramas de 2022, já um recorde.

Cada quilograma de ouro vale actualmente quase 67 mil dólares no mercado internacional, pelo que a produção total moçambicana representa quase 111,6 milhões USD, escreve a agência Lusa.

Tratou-se, também, de uma realização de 124% face ao inicialmente planeado pelo Governo moçambicano, mas igualmente acima das projecções para este ano, que apontam para a produção de 1.583 quilogramas de ouro.

"O plano de produção do ouro indica um crescimento de 3% comparativamente às projecções para o ano 2023", lê-se nos documentos de suporte da proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2024.

O documento acrescenta que esse crescimento esperado resulta "do maior controlo da mineração artesanal", mas, também, face ao "desempenho positivo das empresas produtoras" do país.

"Com maior enfoque para a empresa Explorator, Lda., pelo facto de, numa das frentes de exploração, a empresa contar com a Mutapa Mining Processing, Lda. Por outro lado, temos a retoma das atividades da empresa KD Prospero", lê-se ainda no documento, citado pela Lusa.

Globalmente, o Governo moçambicano espera para o sector da indústria extrativa um crescimento de 18,6% em 2024, "que conta com o aumento da produção da maioria dos minerais com grande peso na estrutura global, nomeadamente o ouro, as areias pesadas, a grafite e o carvão térmico".