3
1
PATROCINADO

“O grande desafio é sermos reconhecidas pela performance que demonstramos”

Cláudio Gomes
9/12/2023
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

Paula Alexandra Fernandes Lima Matoso é cidadã angolana, nascida a 4 de Agosto de 1983. Concluiu o curso superior de Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Setúbal, em Portugal.

Em Angola, a primeira experiência na comunicação e marketing deu-se durante a realização do Afrobasket, organizado pela COCASM – AFROBASKET, em 2007. Actualmente, é directora de Marketing na The Coca-Cola Company em Angola, mas, nos seus 16 anos de experiência, teve passagens por empresas como a Medicográfica (Lisboa), agências de comunicação e publicidade BACK e Executive.

Quais são os desafios que uma líder pode enfrentar em Angola?

O grande desafio hoje é sermos reconhecidas pela perfomenance que demonstramos na execução das nossas tarefas, daí que tenho partilhado com outras gestoras a necessidade de investirmos no nosso skillset, de modo a acrescentarmos valor às instituições que representamos.

Julga haver mudança de paradigma, considerando que existe cada vez mais mulheres em posições de topo?

Sinto que estamos a fazer progressos significativos e que já estamos a caminhar para uma maior igualdade de género nalgumas institituições. Contudo, o caminho a percorrer ainda é longo. Olhemos para o exemplo da Assembleia Nacional, onde temos 83 mulheres deputadas nesta legislatura versus 59 da legislatura anterior. Temos uma mulher como Vice-Presidente da República, a Drª. Esperança Costa, a Drª. Vera Daves como ministra das Finanças, temos ainda Palmira Barbosa como ministra da Juventude e Desportos, entre outros exemplos.

Qual foi o principal desafio enquanto gestora de marcas e o que fez para superar?

Encontrar o equilíbrio entre atingir os objectivos de marketing, vendas e o retorno do investimento é um desafio. A maximização dos lucros e a minimização dos custos são, sem dúvida, o principal objectivo e desafio a ser cumprido pelos gestores de marca.

Qual é a sua visão sobre o marketing e a publicidade no país?

Leia o artigo completo na edição de Abril, já disponível no aplicativo E&M para Android e em login (appeconomiaemercado.com).

“The big challenge is to be recognized for our performance”

Paula Alexandra Fernandes Lima Matoso is an Angolan citizen, born on August 4, 1983. She has a degree in Media Communications from the Polytechnic Institute of Setubal, in Portugal. In Angola, her first experience in communication and marketing happened during the Afrobasket, organized by COCASM - AFROBASKET, in 2007. Currently, she is the Marketing Director of The Coca-Cola Company in Angola, but in her 16-year career she has worked for companies like Medicográfica (Lisbon) and communication and advertising agencies BACK and Executive.

What are the challenges that a leader faces in Angola?

The big challenge today is to be recognized for our performance in the execution of our tasks. So, I have been sharing with other female managers the need to invest in our skillset in order to add value to the institutions we represent.

Do you think there is a paradigm shift, considering that there are more and more women in top positions?

I feel that we are making significant progress and that we are already moving towards greater gender equality in some institutions. However, there is still a long way to go. Let's look at the example of the National Assembly, where we have 83 women MPs in this legislature versus 59 in the previous legislature. We have a woman, Dr. Esperança Costa, as Vice-President of the Republic, Dr. Vera Daves as Minister of Finance, we also have Palmira Barbosa as Minister of Youth and Sports, among other examples.

What was your biggest challenge as a brand manager and what did you do to overcome it?

Finding the balance between achieving marketing objectives, sales and return on investment is a challenge. Maximizing profits and minimizing costs is definitely the main goal and challenge for brand managers.

What is your vision about marketing and advertising in the country?

Read the full article in the April issue, now available on the E&M app for Android and at login (appeconomiaemercado.com).