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“Queremos apresentar o que de melhor se faz no campo da intervenção em Capital Humano” -Tiago Tavares, Human Capital Manager da NOX

André Samuel
11/6/2024
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Foto:
Isidoro Suka

A NOX realiza a 12 de Junho um Workshop sobre Metodologia do Panorama Social que visa discutir as aplicações no desenvolvimento de equipas de alta performance.

O que é a metodologia do Panorama Social e quais são as diferenças essenciais face às demais metodologias com o mesmo objectivo?

Nos nossos dias as intervenções na área do Capital Humano, nomeadamente as que referem a formação, intervenções de grupo, definição de objectivos e muitas outras, centram-se fundamentalmente em conceitos de resultados, objectivos quantitativos, definições de tarefas, obrigações e envolvimento em objectivos de grupo/organização, que pretendem ser interpretados de maneira igual por todos os intervenientes.

Conceitos operacionais de Liderança, de Trabalho em Equipa, de Conflito, de envolvimento em equipa, de processos e gestão da Mudança, e outros, são regra geral desenhados em termos de questões que são padronizadas e intervencionadas nesse contexto.

A Metodologia do Panorama Social contextualiza a base das intervenções e do desenho organizacional num conceito que pode ser traduzido pela designação: A Era do Comportamento.

Assim, a focalização nas particularidades de cada um, do seu desenho do seu Mapa Mental/Relacional, a consciência de que as reacções partem de percepções e não de meros factos, são uma mudança de Paradigma na actualidade.

O contexto define que a intervenção, dos vários tipos, considera não a padronização do comportamento organizacional e consequente implementação de métodos, e meios de operação, mas sim, a resposta à questão: com as tuas características, o teu potencial pessoal, os filtros das tuas percepções e os teus mapas, como podes ser útil na organização e como é que a organização pode ser-te útil no teu desenvolvimento e percurso?

Esta questão modifica o mind set da estrutura das intervenções e a metodologia do Panorama Social é uma ferramenta por excelência nesse processo.

Como as organizações podem explorar esta metodologia para alcançar melhores resultados, nomeadamente aumento de produtividade e consequentemente lucros?

Primeiro pretendemos que tenham acesso à informação do que se trata realmente, em segundo lugar que se disponham a questionar-se sobre as questões em concreto e as soluções possíveis.

Numa terceira fase, que estejam abertos à implementação de novos modelos – como o que falamos aqui - tendo em mente que as melhorias, as optimizações e os upgrades que se podem – e devem – fazer no contexto organizacional, para serem considerados como tal, devem ter como meta questões como as presentes na questão que coloca: Mais e melhores resultados, mais produtividade, mais lucros, acrescentando ainda, mais qualidade, mais foco, mais envolvência e mais sentido de adaptação aos contextos. Esses – e outros – são os fundamentos e a razão de ser das estruturas organizacionais.

Este método pode ajudar na resolução de conflitos laborais?

Sem dúvida! Entre outras aplicações, os conceitos e metodologia do Panorama Social é uma ferramenta eficaz na gestão de conflitos, assim como no apoio à diferenciação entre Facto e Percepção que, na verdade, estão na base da maior parte dos conflitos laborais.

Seja do ponto de vista de ajudar a “visualizar” as situações de pontos de vista perceptivos diferentes, o que conduz a uma visão sempre melhor do facto real e da sua percepção, seja no contexto de apoiar as equipas de profissionais de RH que têm de lidar com estas situações no sentido de estruturar o mapa mental dos mesmos em funções da realidade.

Na verdade, o ser humano reage fundamentalmente às percepções e não aos factos e as percepções são a base dos nossos Mapas Mentais que acabam por condicionar a nossa visão “dos outros” e, por consequência, o nosso comportamento reactivo.

Sobre o workshop sobre Metodologia do Panorama Social, qual é o principal objectivo?

O objectivo mais significativo do evento consiste na divulgação da metodologia e dos conceitos que a suportam. Obviamente que é do interesse da NOX que essa divulgação seja convertida em interesse e oportunidades de colaboração, mas, na realidade, sem a explanação e esclarecimento dos profissionais, tal objectivo não é exequível.

Assim, nesta fase, queremos apresentar aos profissionais o que de melhor se faz no campo da intervenção em Capital Humano, nos seus diferentes pilares, e apresentar aos nossos clientes essa competência que adquirimos para que possa vir a fazer parte das suas escolhas. As escolhas finais são sempre deles!

O que será abordado nesta primeira edição?

Neste evento, o Workshop de apresentação da Metodologia do Panorama Social, serão apresentados os conceitos da mesma, as realidades operacionais em que são utilizados, as suas aplicações, alguns exemplos de casos e, idealmente, um pequeno debate com os participantes sobre a realidade das eventuais aplicações na realidade do mercado angolano.

Só especialistas podem participar?

Na realidade, a maioria quase total dos participantes convidados são profissionais da área do Capital Humano que, na verdade, estão mais focalizados neste tipo de metodologia e, de algum modo, têm uma visão mais operacional da mesma.

A esta altura ainda há lugares disponíveis?

O número limite dos convites foi atingido com alguma brevidade desde o momento em que começámos a divulgação do mesmo, no entanto, a NOX equaciona neste momento a possibilidade eventual de uma repetição do workshop, em momento oportuno e, claro, desde que se demonstre existirem profissionais interessados em número significativo.

Na realidade, a ideia de transmitir os conceitos e a informação sobre esta metodologia prende-se com o pressuposto de que os profissionais de Capital Humano e de RH tenham informação de modo a poderem incluir nas suas escolhas intervenções suportadas na mesma. Assim, quando maior for o número de profissionais informados maior será a apetência para o conceito e suas aplicações.

Qual será a periodicidade do evento?

Neste momento não se perspectiva, sobre este tema em particular, uma frequência periódica do evento em específico, mas a NOX privilegia o contacto directo com os seus clientes e potenciais clientes e, do nosso ponto de vista, este é um modelo importante de partilha e de debate de ideias, conceitos e actualizações, de modo que, é sempre uma possibilidade em cima da mesa para nós.

Para as empresas interessadas em implementar a metodologia qual será o acompanhamento dado pela NOX?

A metodologia tem um leque alargado de possibilidade de aplicação e, para cada uma delas, consideram-se diferentes abordagens, diferentes e acompanhamentos e diversas metas. No entanto, todos os participantes que tenham interesse em aumentar o grau de conhecimento do potencial da metodologia serão sempre objecto da disponibilidade da NOX para reuniões de esclarecimento, de equação de aplicações e outras.

Sobre a NOX, que novidades o mercado pode esperar para o presente ano?

A NOX pauta a sua intervenção no mercado, entre outras coisas, pela procura e desenvolvimento de soluções mais adequadas e actuais possíveis, de forma a poder transportar para os seus clientes as mais-valias e o sucesso que pretendem das nossas intervenções.

Este ano, que designamos como o Ano da Era do Comportamento, introduzimos já por exemplo,  A Jornada Do Líder, uma intervenção de formação activa e dinâmica que consiste num percurso que é percorrido pelos participantes conducente ao desenvolvimento e consciencialização das competências pessoais no contexto da Liderança, assim como temos a decorrer a 1.ª Certificação Internacional de Coaching a decorrer em Angola, que terá o seu término em Outubro/Novembro deste ano, lançando aquele que será o primeiro Grupo de Coaches certificados Internacionalmente em Angola. A ideia não consiste em apresentar novidades de per si, mas, e mais importante para nós, desenvolver, apresentar e implementar soluções realmente viáveis e operacionais que tragam reais ganhos e mais-valias para os nossos clientes.