3
1
PATROCINADO

Regulamento melhorado de comércio de carbono acelera transição verde da China

Sebastião Garricha
27/2/2024
1
2
Foto:
DR

As emissões de carbono da China estão concentradas nos sectores de geração de energia, siderurgia, materiais de construção, metais não ferrosos, petroquímica, engenharia química e fabricação de papel.

A China divulgou um regulamento provisório sobre a administração do comércio de emissões de carbono em janeiro, que entrará em vigor no 1º dia de maio, disse Zhao Yingmin, vice-ministro da Ecologia e do Meio Ambiente, em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, 26.

"É o primeiro regulamento da China no campo de tratamento da mudança climática, o que é um marco significativo", observou Zhao Yingmin, citado pela revista Xinhua.

De acordo com o alto quadro do ministério da Ecologia e do meio Ambiente, o regulamento detalha as regras sobre mecanismos, padroniza transações, garante a qualidade dos dados e fornece uma forte garantia legal para o desenvolvimento saudável do mercado de carbono da China.

Àquela revista, Zhao Yingmin explicou, também, que embora funcione sem problemas, o mercado de carbono daquele 'gigante' asiático ainda está em sua infância, e que sua cobertura de sectores relevantes e a vitalidade das transações de mercado ainda precisam de mais melhorias.

"As emissões de carbono da China estão concentradas principalmente nos sectores de geração de energia, siderurgia, materiais de construção, metais não ferrosos, petroquímica, engenharia química, fabricação de papel e aviação, que respondem por 75% do total", disse Zhao, observando que aproveitar ao máximo o papel decisivo do mercado na alocação dos recursos de emissão de carbono pode minimizar o custo da redução de carbono.