1

Somos muito apologistas do trabalho em equipa

Cláudio Fernando Kiala, nascido em Luanda, teve a maior parte do seu ensino escolar em Angola. Em 2011 foi para os Estados Unidos da América (EUA), para Miami, onde fez a licenciatura.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

Estudou Gestão e Administração de Empresas, na Barry University, tendo mais tarde trabalhado na organização Student Managed Investiment Found. Já de regresso ao país, trabalhou na General Electric e, mais tarde, como freelancer em várias sessões de produção audiovisual. Além de músico, é empreendedor e lançou, recentemente, a SOBA e-Music, uma plataforma digital de venda de música.

Economia & Mercado (E&M) - Qual é o segredo para se ser um bom gestor, principalmente na actual conjuntura económica do país?

Cláudio Kiala (CK) - Acho que é muito importante ter-se paixão. A paixão é que nos vai levar a tomar decisões difíceis. Costumo dizer que existem três “Ps”, nomeadamente “Paixão”, “Propósito” e “Processos”. O que acontece é que muita gente falha ao perguntar-se a si mesma porque razão faz as coisas, porque quando não conseguimos de primeira saber porque fazemos as coisas, facilmente nos desviamos. Primeiro temos de saber o nosso propósito e depois tudo evolui com base nele e mediante os processos, que são super importantes, porque garantem o futuro de qualquer negócio, independentemente de ser uma pequena ou grande empresa.

Leia mais na edição de Dezembro de 2018

Rotas Economia & Mercado – Quem lê sabe mais!

7