3
1
PATROCINADO

Trocas comerciais com o exterior decrescem 26,7% apesar do saldo positivo de 3,5 mil milhões USD

Domingos Amaro
7/9/2022
1
2
Foto:
DR

A redução da conta corrente foi impulsionada pelo aumento das importações de bens e serviços, bem como o agravamento do défice dos rendimentos e transferências correntes.

A conta corrente da balança de pagamentos registou, no segundo trimestre do ano em curso, um saldo superavitário de 3,5 mil milhões de dólares, mas representa um decréscimo de 26,7% em relação ao trimestre anterior.

A conta que regista os valores expressos em moeda das importações e exportações efectuadas pelas empresas e outros agentes económicos do circuito comercial, simbolizou cerca de 10,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do período em análise.

Segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA), a que a E&M teve acesso, a redução da conta corrente foi impulsionada pelo aumento das importações de bens e serviços, bem como o agravamento do défice dos rendimentos e transferências correntes, não obstante o aumento das exportações de bens, em magnitude inferior.

A conta capital e financeira, por seu turno registou uma melhoria do seu défice em 34,1%, ao passar de 4,6 mil milhões para 3 mil milhões de dólares, fruto do aumento substancial dos desembolsos externos. Tendo em consideração o comportamento dos fluxos cambiais supracitados, a balança de pagamentos encerrou o trimestre com uma perda dos activos de reserva na ordem de 286,33 milhões de dólares.