3
1
PATROCINADO

“A segurança pública é estável e sob controlo das autoridades”, afirma secretário de Estado para o Interior

Victória Maviluka
27/3/2024
1
2
Foto:
DR

Dados estatísticos da criminalidade no País revelam “taxas relativamente baixas”, na ordem dos 205 crimes por 100 mil habitantes.

Angola tem vindo a registar uma tendência de redução das diferentes tipologias de crime, o que leva a que a segurança pública seja considerada “estável”, garantiu o secretário de Estado para o Interior, José Paulino Cunha.

“No País, de um modo geral, a segurança pública é estável e sob controlo das autoridades competentes, o que permite aos cidadãos o normal desenvolvimento das suas actividades”, disse à imprensa o governante.

Observou que, não obstante a situação de segurança pública ser estável, “é importante referir-se que os factores de ordem social”, como o crescimento populacional e o seu impacto no ambiente criminal, têm criado “alguma dificuldade” na mobilidade urbana, dando lugar ao surgimento de novos bairros e o aumento da população em bairros já existentes.

José Paulino Cunha realçou que os dados estatísticos da criminalidade no País revelam “taxas relativamente baixas”, na ordem dos 205 crimes por 100 mil habitantes, com uma média de 187 crimes de tipologias diversas ao dia, isso tendo em conta uma população estimada em 35 milhões de habitantes.

“Consideramos que os números aqui são bastante reduzidos, e há mesmo, pelos trabalhos que temos vindo a realizar, uma tendência de redução das diferentes tipologias de crime. Isso indica que o índice de criminalidade, incluindo a violenta, apresenta uma tendência de redução”, assegurou o secretário de Estado para o Interior.