3
1
PATROCINADO

Actividade empresarial em Moçambique cresce pela primeira vez em cinco meses, diz índice PMI do Standard Bank

Sebastião Garricha
6/3/2024
1
2
Foto:
DR

O indicador registou uma ligeira melhoria na saúde da economia do sector privado, onde as empresas moçambicanas assinalaram um novo crescimento da actividade e de novas encomendas em Fevereiro.

O Purchasing Managers Index (PMI) do Standard Bank revelou que a actividade empresarial em Moçambique subiu em Fevereiro, pela primeira vez em cinco meses, sendo esta a maior subida desde Julho de 2023, de acordo com uma notícia publicada hoje, 6 de Março, pelo Diário Económico.

Segundo o documento divulgado pela PMI, o aumento está apoiado por um novo período de expansão em diversas áreas, incluindo vendas, aquisições e contratação de pessoal. Explica, também, que as condições das empresas fortaleceram-se pela primeira vez desde Setembro do ano passado.

Além disso, o estudo explica que os volumes crescentes de novos negócios resultaram num certo grau de pressão sobre a capacidade, uma vez que “as encomendas em atraso aumentaram pela primeira vez num ano, reforçando, também, que “maiores esforços de contratação contribuíram para o aumento dos custos dos meios de produção, à medida que as empresas indicaram que se viram obrigadas a aumentar os salários do pessoal”.

“O índice PMI caiu em Novembro último, pela primeira vez desde Janeiro de 2023, para 49,6 valores, com a procura e a actividade económica a abrandar, continuando em queda até Janeiro deste ano. No entanto, em Fevereiro subiu para terreno positivo, situando-se nos 50,7”, lê-se no documento.

Segundo o Standard Bank, o indicador registou uma ligeira melhoria na saúde da economia do sector privado, onde as empresas moçambicanas “assinalaram, sobretudo, um novo crescimento da actividade e de novas encomendas em Fevereiro, terminando sequências de declínio de três e dois meses”.

“As taxas de crescimento foram as mais fortes desde Julho do ano passado, num contexto de maior número de clientes, maior procura, mais aquisições de meios de produção e produtividade, e as expansões estenderam-se a praticamente todos os sectores, sendo que apenas a construção registou contracções nas vendas”, argumentou.

Por outro lado, o Standard Bank refere que depois de cair pela primeira vez em dois anos, o emprego nas empresas moçambicanas subiu ao longo do mês de Fevereiro